Timbre

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

                                                                                                                                   

TÍTULO:

Aplicação de advertência e suspensão de fornecedores inadimplentes de materiais de consumo

GESTOR DO DOCUMENTO

DECOM/SEAM

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

POP 020005310/002

 

Nome do responsável pela elaboração

 

Camilla Figueiredo

Nome do responsável pela revisão

 

Thiago Fidélis Furriel

Nome do responsável pela validação

 

Alex Carvalho

Nome do responsável pela aprovação

 

Flávia Silva

 

VIGÊNCIA:  DOIS ANOS 

VERSÃO:

02/2022

 

HISTÓRICO DE REVISÕES

N° da versão

Descrição e/ou itens alterados

00

Criação do procedimento.

01

Adequação ao novo modelo, inclusão "de materiais de consumo" no "título", inclusão de dados no item 6 - "Responsabilidades", execução dos anexos e inclusão da tabela de registros.

02

Item 2: Inclusão de novos documentos de referência;

Alteração da sigla da área ligada aos fornecedores passou de SCAF para SQF;

Alteração do Serviço de Gestão de Contratos (SEGECON) para Serviço de Formalização de Contratos (SEFCON);

Ajuste textual no item 6 - Autoridades e Responsabilidade, para melhor entendimento; 

Ajuste textual no item 7 - Descrição,  para melhor entendimento das ações de cada sub item;

Alteração do processo físico para processo eletrônico via SEI;

Ajuste de informações no item 8 - Tabela de registros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sumário

 

1 Objetivo

2 Documentos de referência

3 Documentos complementares

4 Campo de aplicação

5 Siglas e definições

6 Autoridades e responsabilidades

6.1 SEAM

6.2 Fornecedor

6.3 SETES

6.4 SQF

6.5 SEFCON

7 Descrição

7.1 Aplicação de advertência

7.2 Aplicação de multa por atraso de entrega

7.3 Aplicação de suspensão ou impedimento de contratar com a administração pública

8 Registros

 

1 Objetivo

Padronizar os procedimentos para aplicação de penalidades previstas em edital aos fornecedores por atraso ou inexecução de contrato.

 

2 Documentos de referência

Lei 8.666 de 21 de junho de 1993 - Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências;

Lei 10.520 de 17 de junho de 2002 - Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências;

PP 0200005300/001 - Gerir Suprimentos;

Portaria 150/2019-Cogead -  Dispõe sobre as condutas e a dosimetria na aplicação da penalidade de impedimento de licitar e contratar previstas no artigo 7° na Lei n°10.520, de 17 de julho de 2022, no âmbito da Fiocruz;

Lei n° 14.133, de 1° de Abril de 2021- Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

 

3 Documentos complementares

Não se aplica.

 

4 Campo de aplicação

Este procedimento se aplica no Almoxarifado Central da Coordenação-Geral de Administração - COGEAD da Fiocruz.

 

5 Siglas e definições

COGEAD - Coordenação-Geral de Administração;

POP - Procedimento Operacional Padrão;

SARD - Seção de Armazenamento e Distribuição;

SEAM - Serviço de Administração de Materiais;

SEFCON - Serviço de Formalização de Contratos

SEOR - Serviço de Orçamento;

SETES - Serviço de Tesouraria;

SICAF - Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores;

SISG - Sistema de Serviços Gerais;

SQF - Seção de Qualificação de Fornecedores;

 

6 Autoridades e responsabilidades

 

6.1 SEAM

- Acompanhar a execução contratual de fornecimento de materiais de consumo adquiridas pelas unidades centralizadas Fiocruz;

- Verificar junto aos fornecedores se todas as conduções contratuais vigentes estão atendidas.

- Verificar se o fornecedor está em atraso, sendo positivo, envia carta de notificação de atraso, aguarda defesa do fornecedor e realiza análise de procedência. Em caso de reprovação, envia notificação de multa e aguarda próxima defesa para análise, novamente em caso de reprovação envia a nota fiscal para o SETES para que seja realizado o pagamento com multa, sendo a análise aprovada o pagamento será feito sem cobrança de multa.

- Enviar uma notificação de suspensão nos casos de inexecução total ou parcial das notas de empenho, e também realizar a análise da defesa do fornecedor, sendo o resultado negativo, o processo será enviado ao SEFCON, sendo o resultado positivo, poderá ser concedido um prazo de prorrogação para entrega integral dos materiais.

 

6.2 Fornecedor

Executar o serviço em perfeitas condições, conforme especificações e prazos.

 

6.3 SETES

Realizar pagamento da(s) nota(s) fiscal(is), e aplicar a multa quando aplicável e retornar o processo eletrônico ao SEAM informando o pagamento.

 

6.4 SQF

Após o retorno do processo eletrônico pelo SETES ao SEAM, o processo eletrônico é recebido pelo SEAM e encaminhado ao SQF, onde será(ão) feito(s) o(s) registro(s) da(s) advertência(s) no SICAF, logo após o registro o processo eletrônico retorna ao SEAM.

 

6.5 SEFCON

Analisar e encaminhar para alta direção, se necessário, a suspensão do fornecedor.

 

7 Descrição

 

7.1 Aplicação de advertência

- Verificar atraso na entrega para aplicação das penalidades previstas em edital;

- Encaminhar via sei, notificação ao fornecedor com indicativo de penalidade - Advertência;

- Solicitar confirmação de recebimento através do comprovante, com data e assinatura do Representante Legal e carimbo da Empresa;

- Acompanhar o dever de entrega do fornecedor e direito de defesa prévia concedendo o prazo de 5 (cinco) dias úteis, conforme o 2º do Art. 87, da Lei nº 8.666/93;

- Encaminhar processo via SEI ao SQF para registro no SICAF, após transcorrido o prazo de defesa sem manifestação ou não aceitação da defesa do fornecedor.

 

7.2 Aplicação de multa por atraso de entrega

- Encaminhar via SEI notificação ao fornecedor com indicativo de penalidade - Multa;

- Solicitar confirmações de recebimento através do comprovante, com data e assinatura do Representante Legal e carimbo da Empresa;

- Acompanhar o dever de entrega do fornecedor e direito de defesa prévia concedendo o prazo de 5 (cindo) dias úteis, conforme 2º do Art. 87, da LEi nº 8.666/93;

- Encaminhar processo via SEI para pagamento com cálculo da multa após transcorrido o prazo de defesa sem manifestação ou aceitação da defesa do fornecedor;

- Após o pagamento, encaminhar o processo via SEI com o registro de multa por atraso na entrega para a Seção de Qualificação de Fornecedores (SQF) para registro no SICAF.

 

7.3 Aplicação de suspensão ou impedimento de contratar com a administração pública

- Encaminhar processo via SEI para SEFCON sugerindo a suspensão do fornecedor, contendo no despacho a motivação para a punição que será aplicada;

- A sanção sugerida deve seguir os parâmetros estabelecidos na Portaria ISO 150/2019 sobre condutas e dosimetria na aplicação de penalidades no âmbito Fiocruz.

 

8 Registros

 

Tabela I – Registros

Identificação

Armazenamento

Proteção

Recuperação

Código de classificação

Tempo de retenção

Disposição

Notificação de advertência formal por atraso na entrega de materiais de consumo com comprovante de recebimento

Sistema Eletrônico de Informação - SEI

Login e senha

Número do processo eletrônico

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação.

Solicitação de registro de advertência formal por atraso na entrega de materiais de consumo no SICAF

Sistema Eletrônico de Informação - SEI

Login e senha

Número do processo eletrônico

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação.

Carta de notificação de aplicação de multa por atraso na entrega de materiais de consumo

Sistema Eletrônico de Informação - SEI

Login e senha

Número do processo eletrônico

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação.

Carta de notificação de suspensão de fornecedor inadimplentes de materiais de consumo com comprovante de recebimento

Sistema Eletrônico de Informação - SEI

Login e senha

Número do processo eletrônico

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação.

 

9 Anexos

Anexo I - Portaria ISO 150/2019 - COGEAD 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Camilla Gonçalves Figueiredo, Prestadora de Serviço, CPF: 150.946.637-12., em 15/09/2022, às 09:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por THIAGO FIDELIS DE SOUSA FURRIEL, Chefe do Serviço de Gestão de Materiais, em 15/09/2022, às 10:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ALEX LIMA DE CARVALHO, Chefe do Departamento de Operações Comerciais, em 15/09/2022, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por FLAVIA SILVA, Coordenador(ª) Geral de Administração, em 16/09/2022, às 11:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1915482 e o código CRC 7A2DB499.



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Referência: Processo nº 25380.002621/2022-45 SEI nº 1915482