Monitoramento

O objetivo é o planejamento e implementação de processos necessários ao monitoramento, medição, análise e melhoria da gestão administrativa da Fiocruz, demonstrando a capacidade de alcance dos resultados planejados, e quando os resultados não forem alcançados, assegurar que correções e ações corretivas sejam executadas.

O relatório de autoavaliação da Fiocruz, conforme Modelo de Excelência da Gestão Pública, preconizado pelo Programa de Desburocratização e Avaliação Continuada da Qualidade da Gestão Pública – Gespública – MPOG, permite a identificação das oportunidades de melhoria nos processos de apoio da fundação.

Estas são assumidas pela Dirad na implementação e acompanhamento do Plano de Melhoria da Gestão da Fiocruz.

Assim, estes passam a integrar o processo de melhoria continua da gestão administrativa da Fiocruz, se associando ao sistema de indicadores de avaliação dos processos de Gestão Adminstrativa na Fiocruz, conforme modelo de avaliação e planejamento com base em evidência abaixo descrito.

Assim, o Sistema de Monitoramento e Avaliação contínua é composto por:

  • ação corretiva – Com base no autodiagnostico da qualidade da gestão da Fiocruz são identificadas oportunidades de melhorias dos processos de apoio que subsidiam a elaboração do Plano de Melhoria da gestão administrativa da Fiocruz.
  • ação preventiva – Com base em Sistema de Indicadores de avaliação da gestão Administrativa os processos são periodicamente analisados e fornecem elementos para o controle interno das práticas e padrões de trabalho, subsidiando o processo de tomada de decisão.