Timbre

 

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

 

 

TÍTULO:

 

Receber e Armazenar Materiais

 

 

GESTOR DO DOCUMENTO

 

Decom/Seam/Sard

 

 

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

 

RMP 020005300/005

 

 

Nome do responsável pela elaboração

 

Christine Mubarac

 

 

Nome do responsável pela revisão

 

Camilla Figueiredo 

Elizabete amorim 

 

Nome do responsável pela validação

 

Thiago Fidélis

 Nome do responsável pela aprovação

 

Alex Carvalho

 

 

VIGÊNCIA: DOIS ANOS 

 

VERSÃO:

03/2021 

 

Histórico de Revisões

N° da Versão

Descrição e/ou itens alterados

 00

Criação do processo.

 01

Todos os itens foram alterados; Processo passou do QPR para o Bizagi.

 02

Todos os itens foram alterados; Revisão do Processo (metodologia e atividades).

 03

Item 2.1.9 (Na versão anterior corresponde ao item 1.1.1.9 - Agendar entrega de material) Foi acrescentado o texto "com o fornecedor"; 
Item 2.1.20 (Na versão anterior corresponde ao item 1.1.1.19 - Registrar entrada do Documento Fiscal);
Item 2.1.29 (Na versão anterior corresponde ao item 1.1.1.28 - Realizar conferência cega);
Item 2.1.31 (Na versão anterior corresponde ao item 1.1.1.30 - Efetivar a conferência);
Item 2.1.33 (Na versão anterior corresponde ao item 1.1.1.32 - Concluir romaneio);
Item 2.1.34 (Na versão anterior corresponde ao item 1.1.1.33 - Registrar entrada no SGA);

Itens 2.1.7 e 2.1.35 Houve alteração no nome do Subprocesso: "Analisar processo de pagamento" para "Solicitar Pagamento de Material de Consumo", com a finalidade de adequar ao objetivo do processo;
Item 2.1.39 (Na versão anterior corresponde ao item 1.1.1.38 - Endereçar o material no sistema SGA);
Item 2.1.40 (Na versão anterior corresponde ao item 1.1.1.39 - Processo finalizado) – Em todos estes itens foram retiradas a menção ao “Sistema WMS” e incluída a menção “Sistema SGA ALMOX.”

 

 

 

 

 

 Sumário 

 

1      Identificação

2      Elementos do processo

2.1     Itens do fluxograma

2.1.1   Identificação de Materiais

2.1.2   Identificar material a ser entregue

2.1.3   Desvio exclusivo

2.1.4  Contar galões de água vazios

2.1.5  Conferir comprovante

2.1.6  Realizar armazenagem da água na doca

2.1.7   Solicitar Pagamento de Material de Consumo

2.1.8   Pagamento realizado

2.1.9   Agendar entrega de material

2.1.10   Confirmar agendamento de entrega

2.1.11   Desvio exclusivo

2.1.12   Avaliar urgência

2.1.13   Desvio exclusivo

2.1.14  Dispensar o fornecedor

2.1.15  Verificar Nota Fiscal ou Documento de Transferência

2.1.16  Conferir dados da nota fiscal

2.1.17  Desvio exclusivo

2.1.18  Informar divergência ao fornecedor

2.1.19   Desvio exclusivo

2.1.20  Registrar entrada do Documento Fiscal

2.1.21  Orientar posicionamento do veículo na doca

2.1.22  Provisionar os recursos físicos

2.1.23  Orientar sobre paletização e montagem dos lastros

2.1.24  Separar os materiais por lote e validade

2.1.25  Verificar validade do material

2.1.26   Desvio exclusivo

2.1.27  Gerar guia de devolução de material

2.1.28  Coletar assinatura do fornecedor

2.1.29  Realizar conferência cega

2.1.30   Desvio exclusivo

2.1.31  Efetivar a conferência

2.1.32   Desvio paralelo

2.1.33  Concluir romaneio

2.1.34  Registrar entrada no SGA

2.1.35   Solicitar Pagamento de Material de Consumo

2.1.36   Pagamento realizado

2.1.37  Verificar endereços sugeridos

2.1.38  Armazenar Material

2.1.39  Endereçar o material no sistema SGA

2.1.40  Processo finalizado

2.2     Atores

2.3     Áreas de Interação

2.3.1 Fornecedor

3. Registro

4. Anexo

 

 

1      Identificação

 

Processo:

Gestão de Suprimentos;

 

Subprocesso:

Receber e Armazenar materiais;

 

Responsáveis:

SEAM/SARD Administrativo, SEAM/SARD Operacional e Fornecedor; 

 

Clientes:

SEAM/SARD Administrativo e SEAM/SARD Operacional; 

 

Regras do negócio:

Não se aplica.

 

2      Elementos do processo

 

2.1     Itens do fluxograma

 

2.1.1  Identificação de Materiais

O processo inicia-se com a identificação do material.

 

2.1.2  Identificar material a ser entregue

O monitor de materiais deve identificar o tipo de material a ser entregue.

 

2.1.3  Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo: Água ou Outros materiais.

 

2.1.4  Contar galões de água vazios

O Monitor Operacional deve verificar a quantidade de galões vazios e substituí-los pelos cheios.

Entrada: Galões cheios.

Saída: Galões vazios.

 

2.1.5  Conferir comprovante

O monitor operacional deve conferir os dados do comprovante de entrega da água emitido pelo fornecedor.

Após determinado período, o fornecedor deve realizar o somatório dos comprovantes de recebimentos e emitir uma única nota fiscal eletrônica e encaminhar para o monitor de materiais executar o atesto das notas e realizar os devidos rateios financeiros para futuro pagamento.

 

2.1.6  Realizar armazenagem da água na doca

O monitor operacional deve realizar a armazenagem da água na doca de entrada.

 

2.1.7  Solicitar Pagamento de Material de Consumo

Consultar o RMP 020005300/004 - Solicitar Pagamento de Material de Consumo, para realizar o pagamento.

 

2.1.8  Pagamento realizado

O processo finaliza-se após a realização do pagamento ao fornecedor.

 

2.1.9  Agendar entrega de material

Após receber contato do fornecedor, o Almoxarifado Administrativo deve agendar a entrega dos materiais com o fornecedor.

 

2.1.10  Confirmar agendamento de entrega

O Almoxarifado Administrativo deve confirmar se o fornecedor está agendado para a entrega do material naquele dia ou se está em atraso.

Agendamento confirmado, o Almoxarifado Administrativo deve conferir se os materiais que estão na Nota Fiscal estão de acordo com o empenho. Caso a Nota fiscal não esteja de acordo com o empenho, o fornecedor deve emitir uma nova Nota.

 

2.1.11  Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo: Entrega não agendada ou Entrega agendada.

 

2.1.12  Avaliar urgência

O monitor de materiais deve avaliar a urgência do item no estoque.

 

2.1.13  Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo: Não é urgente ou É urgente.

 

2.1.14  Dispensar o fornecedor

O monitor de materiais deve dispensar o fornecedor e solicitar o agendamento da entrega do material.

 

2.1.15  Verificar Nota Fiscal ou Documento de Transferência

O monitor de materiais deve verificar se a entrada do material pertence ao SEAM ou à Unidades Descentralizadas.

 

2.1.16   Conferir dados da nota fiscal

O monitor de materiais deve conferir se os dados lançados na Nota fiscal estão de acordo com os dados do empenho.

 

2.1.17   Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo: Dados e quantidade não conferem ou Dados e quantidade conferem.

Em caso de dados e quantidade conferirem, o monitor de materiais deve registrar a entrada do Documento Fiscal (fluxo segue para a tarefa do item 2.1.20 Registrar entrada do Documento Fiscal).

 

2.1.18  Informar divergência ao fornecedor

O monitor de materiais deve informar, por telefone, a divergência encontrada na Nota Fiscal ao fornecedor.

 

2.1.19   Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo: Divergência não solucionada ou Divergência solucionada.

Em caso de divergência não solucionada, o monitor de materiais deve gerar guia de devolução do material e encaminhá-la ao monitor operacional. 

O monitor operacional deve solicitar ao fornecedor a assinatura da Guia de devolução e devolver a mercadoria para novo agendamento (fluxo segue para tarefa do item 2.1.9 Agendar entrega de material).

 

2.1.20  Registrar entrada do Documento Fiscal

O monitor de materiais deve registrar no sistema SGA ALMOX os dados referentes ao recebimento dos materiais e emitir o romaneio de entrada e encaminhar ao monitor operacional.

Saída: Romaneio de entrada.

 

2.1.21   Orientar posicionamento do veículo na doca

O monitor operacional deve orientar ao fornecedor o posicionamento do veículo na doca de entrada.

Entrada: Romaneio de entrada.

 

2.1.22  Provisionar os recursos físicos

O monitor operacional deve providenciar os recursos físicos (Ferramentas necessárias, paletes, coletores, filme e mercadorias) para o recebimento dos materiais.

 

2.1.23  Orientar sobre paletização e montagem dos lastros

O monitor operacional deve orientar a montagem dos Lastros: Modo de arrumação para melhor aproveitamento do espaço físico do palete.

 

2.1.24  Separar os materiais por lote e validade

O monitor operacional deve separar os materiais por lote e validade no palete.

 

2.1.25   Verificar validade do material

O monitor operacional deve verificar condições do material e validade mínima, conforme indicado no edital publicado.

 

2.1.26  Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo: Condições atendidas ou Condições não atendidas.

 

2.1.27  Gerar guia de devolução de material

O monitor de materiais deve gerar guia de devolução do material e encaminhá-la ao monitor operacional.

Saída: Guia de devolução.

 

2.1.28  Coletar assinatura do fornecedor

O monitor operacional deve solicitar ao fornecedor a assinatura da Guia de devolução e devolver a mercadoria para novo agendamento (fluxo segue para a tarefa do item 2.1.9 Agendar entrega de material).

Entrada: Guia de devolução.

Saída: Carga de Material.

 

2.1.29  Realizar conferência cega

O monitor operacional deve realizar conferência cega do romaneio no sistema SGA ALMOX.

 

2.1.30   Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo: Conferência não está ok ou Conferência ok.

Em caso da conferência não estar ok, o monitor de materiais deve gerar guia de devolução do material e encaminhá-la ao monitor operacional. 

O monitor operacional deve solicitar ao fornecedor a assinatura da Guia de devolução e devolver a mercadoria para novo agendamento (fluxo segue para a tarefa do item 2.1.9 Agendar entrega de material).

 

2.1.31  Efetivar a conferência

O monitor operacional deve efetivar a conferência cega do material no sistema SGA ALMOX., efetivando assim, o romaneio de entrada com as informações dos materiais.

 

2.1.32  Desvio paralelo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo a ser executado paralelamente: Concluir romaneio e Verificar endereços sugeridos.

 

2.1.33  Concluir romaneio

O monitor de materiais deve verificar se o romaneio de entrada está com status efetivado e concluir o romaneio no sistema SGA ALMOX.

 

2.1.34  Registrar entrada no SGA

O monitor de materiais deve registrar a entrada do material no sistema SGA ALMOX.

Para as Unidades descentralizadas, deve emitir a Nota Lançamento (NL) no SIAFI e anexar à Nota Fiscal.

Sempre emitir documento de validação da nota fiscal (DANFE) e anexar ao processo.

 

2.1.35   Solicitar Pagamento de Material de Consumo

Consultar o RMP 020005300/004 - Solicitar Pagamento de Material de Consumo para realizar pagamento.

 

2.1.36   Pagamento realizado

Processo finaliza-se após o pagamento efetivado.

 

2.1.37  Verificar endereços sugeridos

O monitor operacional deve verificar endereços sugeridos de armazenagem no romaneio de entrada. Caso o endereço não esteja adequado deve ser localizado um endereço compatível com o tipo de material.

 

2.1.38  Armazenar Material

O monitor operacional deve armazenar o material no endereço de armazenagem selecionado.

 

2.1.39  Endereçar o material no sistema SGA

Após armazenamento físico do material, o monitor operacional deve endereçar o material no sistema SGA ALMOX.

 

2.1.40   Processo finalizado

O processo finaliza-se após as informações dos materiais lançadas no SGA ALMOX.

 

2.2     Atores

 

SEAM/SARD Administrativo, SEAM/SARD Operacional e Fornecedor;

 

2.3     Áreas de Interação

 

2.3.1 Fornecedor

O Fornecedor deve entrar em contato com o monitor de materiais, agendar a entrega do material e entregar os materiais conforme o dia agendado.

 

 

3.     Registros

Não aplicável.

                                                                               

4.      Anexos

Anexo I - Fluxograma do Processo receber e armazenar materiais

 

 

                                                                          


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Documento assinado eletronicamente por Christine Mubarac Silva de Araújo, Prestadora de Serviço, CPF: 416.470.332-68, em 25/11/2021, às 10:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Camilla Gonçalves Figueiredo, Prestadora de Serviço, CPF: 150.946.637-12., em 25/11/2021, às 13:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ELIZABETE AMORIM MENDES, Analista de Gestão em Saúde, em 29/11/2021, às 10:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por THIAGO FIDELIS DE SOUSA FURRIEL, Chefe do Serviço de Gestão de Materiais, em 08/12/2021, às 09:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ALEX LIMA DE CARVALHO, Chefe do Departamento de Operações Comerciais, em 13/12/2021, às 10:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 25380.002681/2021-87                                                                                                                                                     

SEI nº 1061909