Timbre

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

                                                                                                                                   

TÍTULO:

Metodologia de Gerenciamento de

Projetos da Cogead

GESTOR DO DOCUMENTO

Degias/Agequali

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

PG 020001420/005

 

Nome do responsável

pela elaboração

Janaína Santos de Almeida

Nome do responsável

pela revisão

Maria de Fátima Alves Arraes

Nome do responsável

pela validação

Osvaldo Luiz de Oliveira Raymundo

Nome do responsável

pela aprovação

Flávia Silva

 

VIGÊNCIA:  DOIS ANOS

VERSÃO:

01/2022

 

HISTÓRICO DE REVISÕES

N° da versão

Descrição e/ou itens alterados

00

Criação do procedimento.

01

Foram alterados os nomes dos responsáveis pela elaboração deste procedimento.

O procedimento foi adequado de forma abrangente para contemplar a metodologia ágil nos projetos da Cogead;

Item 3 - foram incluídos os procedimentos complementares; item 5 - Foram incluídas as definições para Metodologia Ágil, Aplicação da Metodologia Ágil, Métodos Aplicáveis (Metodologia Ágil e Kanban) e excluídas as seguintes definições: Escritório de projetos, Estrutura analítica do projeto (EAP) e Grupo de processos; item 6 - foi incluída a Equipe de Projetos; item 7.8.1.2  Elaborar termo de abertura do projeto (TAP) - em função da mudança para o SEI, o Termo de Abertura foi migrado para o SEI; item 7.8.2 Planejamento - em função da mudança do procedimento para o SEI, o Documento de Visão foi migrado para o SEI; item 7.8.2.4 Definir qualidade - foi incluída nesse item a frase "se aplicável"; item 7.8.2.7 Identificar e analisar riscos - foi incluído o segundo parágrafo referenciando o POP 020001420/002 - Gestão de Riscos e Controles Internos, documento que deve ser consultado para identificação e análise dos riscos; item 7.8.2.9 Consolidar plano de gerenciamento do projeto - item excluído; item 7.8.5.2 Encerrar o projeto - em função da mudança do procedimento para o SEI, o Termo de Encerramento de visão foi migrado o SEI; Item 8 - Foram excluídos os documentos: Documento de Oficialização da Demanda (DOD), Planilha de Mensuração, Análise de Viabilidade, Plano de Gerenciamento de Projeto (PGP), Planilha de Custos, Planilha de Riscos, Relatório de Acompanhamento do Projeto (RAP), Termo de Recebimento de Produto/Serviço e Formulário de Solicitação de Mudanças e item 9 - Foram excluídos: os anexos (Anexo I - Documento de Oficialização da Demanda (DOD), Anexo II - Planilha de Mensuração, Anexo III - Análise de Viabilidade do Projeto, Anexo V - Plano de Gerenciamento do Projeto, Anexo VI - Planilha de Custos, Anexo VII - Planilha de Riscos, Anexo VIII - Relatório de Acompanhamento do Projeto, Anexo IX - Termo de recebimento de Produto/Serviço, Anexo X - Formulário de Solicitação de Mudanças) foram excluídos e os demais documentos foram migrados para o SEI.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sumário

 

1 Objetivo

2 Documentos de referência

3 Documentos complementares

4 Campo de aplicação

5 Siglas e definições

6 Autoridades e Responsabilidades

7 Descrição

7.1 Premissas

7.2 Complexidade dos projetos

7.3 Documentação do projeto

7.4 Papéis e responsabilidades

7.5 Grupos de processos de gerenciamento de projetos e interações

7.6 Situações dos projetos

7.7 Gestão da demanda

7.8 Detalhamento dos processos

7.8.1 Iniciação

7.8.1.1  Análise de viabilidade do projeto

7.8.1.2  Elaborar termo de abertura do projeto (TAP)

7.8.2 Planejamento

7.8.2.1 Definir escopo

7.8.2.2 Elaborar cronograma

7.8.2.3 Planejar custos

7.8.2.4 Definir qualidade

7.8.2.5 Definir equipe 

7.8.2.6 Planejar a comunicação 

7.8.2.7 Identificar e analisar riscos

7.8.2.8 Planejar aquisições e contratações

7.8.3 Execução

7.8.3.1 Orientar e gerenciar a execução do projeto 

7.8.3.2 Gerenciar aquisições e contratações

7.8.3.3 Distribuir informações

7.8.3.4 Documentar lições apreendidas

7.8.4 Monitoramento e controle do projeto.

7.8.4.1 Monitorar e controlar o trabalho do projeto

7.8.4.2 Formalizar aceites das entregas

7.8.4.3 Gerenciar mudanças

7.8.5 Encerramento do projeto

7.8.5.1 Encerrar aquisições e contratações

7.8.5.2 Encerrar o projeto

8 Registros

9 Anexos

 

 

1 Objetivo

Estabelecer as diretrizes da Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Cogead.

 

2 Documentos de referência

Não aplicável.


 

3 Documentos complementares

PG 020001420/001 - Controle de Documentos e Registros (Processo SEI nº 25380.001926/2021-59 ou Site da Cogead (https://cogead.fiocruz.br > Documentos > Procedimento de Gestão (PG))

POP 020001420/001 - Elaboração de Documentos (Processo SEI nº 25380.001286/2021-87 ou Site da Cogead (https://cogead.fiocruz.br > Documentos > Procedimento Operacional Padrão (POP))

POP 020001420/002 - Gestão de Riscos e Controles Internos (Processo SEI nº 25380.001926/2021-59 ou Site da Cogead (https://cogead.fiocruz.br > Documentos > Procedimento Operacional Padrão (POP))

 

4 Campo de aplicação

Este procedimento é aplicável aos projetos desenvolvidos por todas as áreas da Cogead.

 

5 Siglas e definições

 

Cogead - Coordenação Geral de Administração.

Artefatos - Documento modelo em um formato predefinido, que fornece uma estrutura base para coletar, organizar e apresentar informações e dados.

Projeto - projeto é um empreendimento único, com início e fim determinados. Conduzido por pessoas (equipe), visando atingir objetivos predefinidos. Representa a descrição escrita de um empreendimento (plano, delineamento, esquema) a ser realizado. É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.

Metodologia Ágil - também conhecido como “Manifesto Ágil”, é uma compilação da essência que se deseja de métodos ágeis, totalmente adaptáveis e aplicáveis a projetos de qualquer natureza.

Aplicação da Metodologia Ágil - os métodos ágeis podem ser usados em projetos que permitem que um conjunto mínimo de funcionalidades já servirá para solucionar parte da necessidade do cliente e, ao ser entregue em parte, representa uma diferença valorosa para este.

Métodos Aplicáveis:

a) Metodologia Ágil

A metodologia ágil é utilizada para gestão de projetos e organização de equipes. Para garantir a efetividade do método, os membros da equipe devem possuir funções e responsabilidades bem definidas no processo.

A metodologia ágil deve ser dividida em Sprints, que são intervalos definidos para o desenvolvimento das etapas dos projetos. Cada Sprint possui um objetivo final a ser alcançado.

Ao fim de cada etapa deverá ser realizado a Sprint Review (reunião para revisão do Sprint), ou seja, uma revisão do produto/serviço para validação.

Em seguida, deve ser realizado pela equipe do projeto o Sprint Planning, reunião que antecede o início de um novo Sprint, para definir o próximo objetivo e o plano de ação a ser seguido. As etapas são repetidas até o desenvolvimento do produto final.

 

b) Kanban

O método Kanban foca nos fluxos de um sistema bastante visual. Representado por um conjunto de cartões contendo as demandas do projeto que percorrem três colunas dispostas em um quadro (físico ou digital).

É uma forma simplificada de realização de um projeto. Nesta metodologia ágil a atualização e o acompanhamento das atividades/etapas do projeto, demandas que estão sendo realizadas e do avanço entre as colunas devem ser constantes.

Por se tratar de um gerenciamento de projetos bastante simples, é preciso que a equipe esteja engajada para fazer o método Kanban funcionar.

No método Kanban, o projeto deve ser divido em três etapas, divididas em colunas, sendo estas:

 

Cronograma do projeto – Instrumento de planejamento e controle, onde são definidas e detalhadas as atividades (com data de início e término) a serem executadas para realizar as entregas do projeto, durante um período estimado, considerando, inclusive, seu sequenciamento.

Escopo - Define os limites do projeto. Corresponde aos esforços que deve ser realizado para as entregas dos produtos ou serviços previstos no projeto.

Fases do projeto - Um conjunto de atividades do projeto relacionadas de maneira lógica que culmina na conclusão de uma ou mais entregas. Cada projeto deverá conter, no mínimo, três fases, sendo estas:

a) Início do projeto, onde haverá o planejamento, definição da equipe, requisitos, dentre outros;

b) Desenvolvimento, onde serão desenvolvidas as etapas/fases do projeto conforme planejamento e/ou definição de atividades;

c) Fim do projeto, onde haverá a entrega final do empreendimento/objeto previamente definido.

 

6 Autoridades e responsabilidades

 

Degias/Agequali - Definir o procedimento de Gerenciamento de Projetos da Cogead.

Equipe de Projetos - Apoiar no desenvolvimento dos Projetos da Cogead.

Áreas Cogead - Aplicar a metodologia de gerenciamento de projetos nos projetos desenvolvidos em suas áreas.

 

7 Descrição

 

7.1 Premissas

Uma metodologia pode ser entendida como uma abordagem detalhada contendo um guia ou passo a passo, para o desenvolvimento de produtos e/ou serviços. A metodologia consiste em um conjunto de processos, técnicas, ferramentas, artefatos, checklists, exemplos e outros documentos de apoio, com o objetivo de aumentar a taxa de sucesso dos projetos de uma organização.

Para alcançarmos o sucesso em nossos projetos é necessário o claro entendimento de alguns pontos:

É necessário, igualmente, que a metodologia esteja disponível a todos os envolvidos com projetos, de forma que todos possam utilizá-la de forma rápida e independente de onde estejam localizados fisicamente, apoiados por um eficiente plano de capacitação, quando necessário. O seu uso sistemático permite a padronização dos mecanismos de gerenciamento de projeto, a manutenção da alta qualidade dos projetos e o atendimento às necessidades dos clientes.

A metodologia deve ser flexível o suficiente para permitir aos líderes de projeto o uso dos processos de acordo com o tipo e a complexidade de seus projetos.

Em resumo, a adoção de uma eficiente metodologia de gerenciamento de projetos, e o seu uso efetivo, pode contribuir de forma decisiva para o sucesso dos projetos.

 

7.2 Complexidade dos projetos

O rigor no planejamento e controle de um projeto deve ser proporcional à complexidade do próprio projeto. Deve ser avaliado previamente, pela equipe do projeto, a complexidade do projeto, podendo ser de baixa, média ou grande. A complexidade do projeto deve estar expressamente descrita no Termo de Abertura do Projeto.

 

7.3 Documentação do projeto

Todos os documentos/registros definidos nesta metodologia auxiliam no desenvolvimento do projeto e geram uma base de conhecimento que contribui para o gerenciamento de projetos na Cogead.

 

Para os projetos a serem desenvolvidos pela metodologia ágil, a documentação mínima do projeto se dará:

  1. Termo de Abertura;

  2. Documento de Visão;

  3. Cronograma de Desenvolvimento do Projeto; e

  4. Termo de Encerramento

Ressalta-se que a documentação mínima não exclui a possibilidade de incluir documentos que comprovem e mantenham o melhor desenvolvimento do projeto, bem como a necessidade de registros indicados em outros documentos da organização, conforme previsto nos procedimentos da Qualidade.

 

Os documentos descritos acima, são itens obrigatórios sempre que se tratar da metodologia ágil, porém facultativo para a metodologia Kanban.

 

O Cronograma de Desenvolvimento do Projeto não se trata de um modelo específico, e deve ser utilizada, sempre que possível e viável, a ferramenta Project disponível no Teams, ferramenta da Microsoft Office, sistema oficial da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz. Entretanto, cabe ressaltar que o documento deve ter o campo de versão e/ou atualização disponível, a fim de se garantir o controle e a rastreabilidade do cronograma.

 

Todas as decisões, pareceres, encaminhamentos devem ser registrados no projeto. Recomenda-se que, sempre que possível e viável, as reuniões, que contenham decisões e/ou encaminhamentos significativos do projetos sejam registradas através de ata de reunião. Para registros de atas de reunião, devem ser observados os requisitos definidos no item 7.11  do PG 020001420/001 - Controle de Documentos e Registros.

 

Toda documentação oriunda e/ou referente ao do Projeto, emitida pelas áreas da Cogead, deve ser identificada conforme descrito no POP 020001420/001 - Elaboração de Documentos.

 

7.4 Papéis e responsabilidades

Patrocinador - Pessoa ou grupo que fornece apoio político e/ou recursos financeiros para a realização do projeto, esclarecendo dúvidas sobre o escopo e exercendo influência sobre outras pessoas para beneficiar o projeto. Quando um projeto é concebido, o patrocinador o defende. Isso inclui servir de porta-voz para os níveis gerenciais mais elevados, buscando obter apoio de toda a organização e promover os benefícios que o projeto trará.

 

Líder do Projeto - Pessoa designada pela organização responsável pelo gerenciamento do projeto, demandas, prazos e metas para atingir os objetivos definidos, além de alinhar o trabalho do time com as necessidades do cliente e os objetivos da organização. Requer flexibilidade, bom senso, liderança e habilidades de negociação, além de conhecimentos das práticas de gerenciamento de projetos. O líder do projeto é a pessoa responsável pela comunicação com todas as partes interessadas, particularmente com o patrocinador e a equipe do projeto.

 

Dono do Projeto: pessoa ou grupo responsável pela solicitação do produto, serviço ou resultado do projeto. Deve informar as necessidades, expectativas, requisitos e aprovar as entregas.

 

Analista do Projeto: coordena a equipe indicando papéis e acompanhando a execução das tarefas. Responsável por garantir que as regras, processos e cronograma sejam seguidos.

 

Cliente e usuários - Pessoa, grupo ou organização que utilizará o produto, serviço ou resultado do projeto.

 

Equipe do Projeto - É composta pelo líder de projetos, por profissionais da equipe envolvidos no projeto, responsáveis por executar o planejamento e gerenciamento de projetos e por outros membros que executem atividades relacionadas. É desejável que a equipe seja formada por pessoas ligadas às áreas que serão afetadas pela execução ou pelo produto do projeto. A seleção de pessoas com o conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a execução das atividades é vital para o sucesso do projeto.

 

Área de Projetos Cogead – É uma estrutura organizacional que coordena o gerenciamento de projetos sob seu domínio.

 

7.5 Grupos de processos de gerenciamento de projetos e interações

Os processos podem interagir entre si. Os grupos de processos de gerenciamento de projetos se sobrepõem e interagem, a aplicação dos processos é iterativa e muitos deles são repetidos durante o projeto.

A natureza integradora do gerenciamento de projetos requer que o grupo de processos de monitoramento e controle interaja com os outros grupos de processos.

                                                                              Figura 1 – Interação dos Processos

 

7.6 Situações dos projetos

Uma demanda depois que é classificada como projeto, pode apresentar as seguintes situações:

 

                                           Tabela 1 - Possíveis situações dos projetos

Situação dos Projetos

Descrição

Em andamento

As atividades do projeto encontram-se em andamento, ou seja, o momento em que a equipe está dedicando tempo para as atividades do projeto.

 

Concluído

Quando todos os trabalhos e produtos dos projetos foram finalizados, entregues e aceitos pelo requisitante.

Adiado / Suspenso

Quando as atividades do projeto estão paralisadas por algum motivo, porém há intenção na sua continuidade. Por exemplo, quando um projeto é paralisado por causa de uma imposição legal ou restrição orçamentária.

Cancelado

Quando as atividades do projeto não estão sendo executadas e não há intenção na continuidade de sua realização. Por exemplo, quando o projeto não mais interessa para sociedade.

 

7.7 Gestão da demanda

O ciclo de vida do gerenciamento do projeto é composto dos seguintes grupos de processos: iniciação e planejamento, execução e monitoramento e controle e encerramento.


Antes de iniciar as atividades do grupo de processos de iniciação, os requisitos ou as necessidades de negócios da organização são formalmente documentados através Termo de Abertura do Projeto.

 

São desenvolvidas descrições claras dos objetivos do projeto, incluindo as razões pelas quais um projeto específico se constitui na melhor solução alternativa para satisfazer os requisitos. A documentação dessa decisão também contém uma descrição básica do escopo do projeto, das entregas, da duração do projeto e uma previsão dos recursos para a análise de investimentos da organização.

 

7.8 Detalhamento dos processos

 

7.8.1 Iniciação

A partir da aprovação do projeto, que deve ser devidamente registrado no Termo de Abertura, ou quando necessário através de ata de reunião.

Recomenda-se que haja uma reunião inicial de avaliação do projeto, onde deverá ser identificadas as necessidades do cliente, designado formalmente o responsável pelo projeto e realizada a classificação do projeto.

 

7.8.1.1  Análise de viabilidade do projeto

Analisar uma nova demanda por serviço ou produto, avaliando sua viabilidade de modo a embasar a decisão por sua continuidade como um novo projeto.

 

Descrição das atividades:

 

7.8.1.2  Elaborar termo de abertura do projeto (TAP)

Formalizar o novo projeto, apresentando as informações básicas para seu início e planejamento.

 

Descrição das atividades:

 

 

Artefatos gerados nesta fase:

Termo de Abertura de Projeto (Formulário Gestão de Projetos no Sistema de Informação Eletrônico - SEI).

 

7.8.2 Planejamento

O planejamento do projeto consiste em definir o fluxo das atividades a ser seguido para que sejam alcançados os objetivos para os quais o projeto foi criado.

Tudo o que será executado no projeto, que tenha relevância para ser planejado, deve constar no Documento de Visão do Projeto, bem como no Cronograma de Desenvolvimento do Projeto – Fase Inicial, inclusive o trabalho de gerenciamento (planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento do projeto). O esforço de planejamento deve ser adequado à necessidade e à natureza de cada projeto.

 

O planejamento do projeto é um processo contínuo e não acaba com o início da execução.

 

O Documento de Visão (Formulário Gestão de Projetos no Sistema de Informação Eletrônico - SEI). Deve ser mantido atualizado para refletir a execução do projeto e as mudanças autorizadas, pois o escopo, o prazo e o custo podem sofrer alterações durante a execução do projeto.

 

7.8.2.1 Definir escopo

Definir todas as entregas que devem ser geradas pela equipe do projeto para que os seus objetivos sejam alcançados.

 

Descrição das atividades:

 

7.8.2.2 Elaborar cronograma

Definir as atividades necessárias para realizar as entregas previstas no escopo, sequenciando-as, definindo recursos, durações e restrições.

 

Descrição das atividades:

 

7.8.2.3 Planejar custos

Estimar custos e identificar fonte de recursos necessária ao projeto.

 

Descrição das atividades:

 

7.8.2.4 Definir qualidade (se aplicável)

Identificar os padrões de qualidade relevantes para o projeto e produto, e determinar como alcançá-los.

 

Descrição das atividades:

 

7.8.2.5 Definir equipe 

Definir e mobilizar as pessoas necessárias para realizar as entregas previstas no escopo.

 

Descrição das atividades:

 

7.8.2.6 Planejar a comunicação 

Estabelecer como as informações sobre o projeto chegarão às partes interessadas de forma clara e no tempo adequado. Este processo envolve a geração, coleta, armazenamento, recuperação, distribuição e organização das informações referente ao projeto e seus resultados.

 

Descrição das atividades:

 

7.8.2.7 Identificar e analisar riscos

Identificar e analisar os riscos do projeto visando intensificar os efeitos gerados por eventos positivos e reduzir o impacto da ocorrência de eventos negativos. A identificação e análise são insumos para a equipe do projeto tomar decisões de como os riscos serão gerenciados.

 

A equipe do Projeto deve consultar o procedimento POP 020001420/002 - Gestão de Riscos e Controles Internos para identificar e analisar os riscos do projeto. Nesta etapas devem ser confeccionados os seguintes documentos: Planilha de Identificação e Avaliação dos Riscos e Controles Internos e Plano de Tratamento dos Riscos.

 

Descrição das atividades:

 

 

7.8.2.8 Planejar aquisições e contratações

Identificar as necessidades do projeto que serão atendidas com produtos ou serviços fornecidos por entidades externas à organização do projeto e realizar o planejamento da contratação.

 

Descrição das atividades:

 

7.8.3 Execução

A equipe do projeto executa o que tiver sido planejado e estabelecido no Documento de Visão, bem como no Cronograma do Projeto.

 

7.8.3.1 Orientar e gerenciar a execução do projeto 

Realizar o trabalho definido no Documento de Visão para atingir os objetivos pretendidos. Este processo envolve a execução das atividades do cronograma.

 

Descrição das atividades:

 

7.8.3.2 Gerenciar aquisições e contratações

Executar os procedimentos (legais, operacionais, procedimentais, etc) necessários à realização das contratações definidas no planejamento.

 

Descrição das atividades:

As atividades devem seguir todos os requisitos existentes para contratação/aquisição, conforme a área responsável estabelecer.

Na Cogead, as contratações/aquisições seguirão o estabelecido pelas áreas competentes para o planejamento, execução e acompanhamento das aquisições e contratações.

 

7.8.3.3 Distribuir informações

Gerar e distribuir as informações sobre o andamento do projeto às partes interessadas.

 

Descrição das atividades:

Gerar e enviar as informações, de acordo com as especificações previstas.

Na Cogead, a comunicação se dará conforme procedimentos existentes na área competente para realizar as comunicações.

 

7.8.3.4 Documentar lições apreendidas (se aplicável)

Identificar e registrar ocorrências que serão úteis como lições aprendidas para os projetos atuais e futuros.

 

Descrição das atividades:

 

7.8.4 Monitoramento e controle do projeto

O monitoramento e controle visa verificar se os objetivos estão sendo atingidos, por meio da monitoração e medição regulares de progresso, verificação da existência de variações do realizado em relação ao planejado e da tomada de ações corretivas e preventivas, quando necessárias. As atividades nela contida podem acontecer durante todo o projeto.

 

7.8.4.1 Monitorar e controlar o trabalho do projeto

Acompanhar a execução do projeto identificando possíveis desvios em relação ao que foi planejado.

 

Descrição das atividades:

 

7.8.4.2 Formalizar aceites das entregas

Registrar formalmente o aceite de cada entrega do projeto.

 

Descrição das atividades:

 

7.8.4.3 Gerenciar mudanças

Identificar as necessidades de mudança do projeto, avaliando os impactos destas mudanças no plano de gerenciamento do projeto e negociando com os principais envolvidos nas mudanças do projeto.

A solicitação de mudança de um projeto só poderá ser realizada após a aprovação do Projeto, isto é, com o projeto em fase de execução.

É importante ressaltar que qualquer alteração no projeto que impacte escopo, prazo ou custo do mesmo, deve ser documentada por e-mail.

 

7.8.5 Encerramento do projeto

O encerramento do projeto é iniciado quando o escopo do projeto foi totalmente entregue e todas as atividades planejadas foram finalizadas, ou quando o cliente solicitar o cancelamento do mesmo (caso seus objetivos não sejam mais pertinentes, necessários ou alcançáveis). Durante o encerramento, o responsável pelo projeto executa as atividades necessárias para verificar e formalizar a entrega total dos produtos e serviços ao cliente ou os motivos e ações que levaram ao cancelamento do projeto. O objetivo é realizar o encerramento, documentar os resultados e o conhecimento obtido pela Cogead durante a execução do projeto.

 

7.8.5.1 Encerrar aquisições e contratações

Providenciar o encerramento administrativo dos contratos.

 

Descrição das atividades:

 

7.8.5.2 Encerrar o projeto

Registrar formalmente o encerramento do projeto.

 

Descrição das atividades:

 

Artefatos gerados nesta fase:

Termo de Encerramento do Projeto (Formulário Gestão de Projetos no Sistema de Informação Eletrônico - SEI).

 

 

8 Registros

 

Tabela I - Registros

Identificação

Armazenamento

Proteção

Recuperação

Código de classificação

Tempo de retenção

Disposição

Termo de Abertura de Projeto (TAP)

Sistema Eletrônico de Informação - SEI (árvore do processo referente ao projeto)

Login e senha

Número do processo

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação

Documento de Visão

Sistema Eletrônico de Informação - SEI (árvore do processo referente ao projeto)

Login e senha

Número do processo

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação

Cronograma

Microsoft Office - Teams (Excel (.pdf) - Ferramenta do Office. O cronograma será feito na ferramenta project que é o office)

 

Sistema Eletrônico de Informação - SEI (árvore do processo referente ao projeto) - Excel (.pdf)

 

Login e senha

Equipe do Projeto (Teams)

ou

número do processo (SEI)

Não aplicável - Microsoft Teams

 

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido (SEI)

Não aplicável - Microsoft Teams

 

Tempo de retenção associado a sua classificação (SEI)

Não aplicável - Microsoft Teams

 

Tempo de retenção associado a sua classificação (SEI)

Termo de Encerramento do Projeto

Sistema Eletrônico de Informação - SEI (árvore do processo referente ao projeto)

Login e senha

Número do processo

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação

e-mail de solicitação de mudança

Sistema Eletrônico de Informação - SEI (árvore do processo referente ao projeto)

Login e senha

Número do processo

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação

e-mail do aceite das entregas

Sistema Eletrônico de Informação - SEI (árvore do processo referente ao projeto)

Login e senha

Número do processo

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação

Planilha de Identificação e Avaliação dos Riscos e Controles Internos

Sistema Eletrônico de Informação - SEI (árvore do processo referente ao projeto)

Login e senha

Número do processo

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação

Plano de Tratamento dos Riscos

Sistema Eletrônico de Informação - SEI (árvore do processo referente ao projeto)

Login e senha

Número do processo

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação

 

 

 

 

9 Anexos

Não aplicável.

 

 


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Documento assinado eletronicamente por JANAINA SANTOS DE ALMEIDA, Prestadora de Serviço, CPF: 069.641.017-64, em 16/05/2022, às 11:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por MARIA DE FATIMA ALVES ARRAES, Prestador(a) de Serviço, CPF: 026.234.957-42., em 16/05/2022, às 12:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por OSVALDO LUIZ DE OLIVEIRA RAYMUNDO, Chefe do Departamento de Gestão da Informação Administrativa e Assessoria, em 16/05/2022, às 15:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por FLAVIA SILVA, Coordenador(ª) Geral de Administração, em 16/05/2022, às 16:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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