Cogead
Coordenação – Geral de Administração
TÍTULO: Realização do Pagamento de Servidores da Fiocruz - Folha de pagamento |
GESTOR DO DOCUMENTO Defin/Setes |
CÓDIGO DO PROCEDIMENTO POP 020003300-11 |
Nome do responsável pela elaboração Elaine Leonesse Marcus Vinicius Mendonça de Medeiros |
Nome do responsável pela revisão Luciana Vivório Cardoso |
Nome do responsável pela validação Maria de Lourdes Ferraz Heleodoro |
Nome do responsável pela aprovação Flávia Silva |
VIGÊNCIA: DOIS ANOS |
VERSÃO: 01/2023 |
HISTÓRICO DE REVISÕES |
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N° da versão |
Descrição e/ou itens alterados |
00 |
Criação do documento |
01 |
Não houve alteração no documento. A versão foi gerada para inclusão no SEI. |
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Sumário
1 Objetivo
6 Autoridades e responsabilidades
7.1 Elaboração – Folha de pagamento
7.1.1 Acessar Siafi HOD
7.2 Novo Siafi
7.3 Acessar a aba Dados de Pagamento
7.4 Acessar o Gercomp
8 Registros
1 Objetivo
Definir e padronizar as práticas para a realização do pagamento de servidores da Fiocruz – folha de pagamento.
Manual do SIAFI (www.tesouro.fazenda.gov.br)
Instrução Normativa SRF nº1234, de 11 de janeiro de 2012 (http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2012/in12342012.htm)
COMPRASNET (http://www.comprasnet.gov.br/).
Não se aplica
Aplica-se ao Serviço de Tesouraria da Cogead.
ATP – Autorização de pagamento – disponível no link http://www.dirad.fiocruz.br/upload/index.php?act=download&id=160
Carta de Crédito - Descontos oferecidos pelas empresas
COMPRASNET - Portal de Compras do Governo Federal
DARF – Documento de Arrecadação Financeira
DEFIN – Departamento Econômico Financeiro
Cogead – Coordenação-Geral de Administração
Cogepe – Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas
Sepag – Seção de Pagamentos da COGEPE
Secon – Serviço de Contabilidade da Cogead
DIVS - Retenção Impostos/Contribuições Diversos – IN 1234 SRF
DR – Documento de Arrecadação
FAT - Fatura
GPS – Guia de Previdência Social
GR – Guia de Recolhimento da União
NE – Nota de empenho
NF – Nota fiscal
NP - Nota Fiscal de Pagamento/Fatura c/Contrato
Fl – Documento contábil reconhecido pelo Siafi com Folha de Pagamento
NS - Nota Lançamento de Sistema
OB – Ordem bancária
RT – Relação das OBs intra-siafi
SEPAG – Seção de Pagamento
SEREC – Seção de Registro e Execução Contábil
SETES – Serviço de Tesouraria da DIRAD
SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira
SIAPE – Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos
SICAF - Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores
6 Autoridades e responsabilidades
A execução das rotinas previstas neste POP está sob a responsabilidade do Serviço de Tesouraria da Cogead.
Foi elaborado com base nos princípios da Cogepe
7.1 . Elaboração – Folha de pagamento
Analisar os relatórios necessários à operacionalização da folha de pagamento, conforme abaixo:
Relatório de Crédito de Consignações Individualizadas – emitido e enviado mensalmente pela Sepag-Cogepe;
Processos físicos referentes as OBs judiciais (guias) – emitido e enviado mensalmente pelo Sepag-Cogepe;
Relatório de Crédito de Servidores – emitido e enviado mensalmente pela Sepag-Cogepe;
Relatório de Crédito de Pensionistas – emitido e enviado mensalmente pela Sepag-Cogepe;
Relação de Consignatárias – emitido e enviado mensalmente pelo Secon-Cogead;
Após a conferência das informações dos relatórios, devemos iniciar o cadastramento da lista de credores e lista de bancos. Podendo inicar o cadastro por qualquer relatório, devendo somente ser realizado todos os necessários.
Cadastramos conforme o Relatório de Crédito de Consignações Individualizadas.
7.1.1 Acessar Siafi HOD
O acesso ao Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI).
Será feito usando navegadores padrões pela internet https://hod.serpro.gov.br/a83016cv/hodcivws/hodcivws.html
Acessar Rede Serpro >Código (CPF)>Senha>caracteres>Clicar em avançar.
Figura 01 - Tela Rede Serpro
Clicar em SIAFI -Sistema de Administração Financeira> Código (CPF)>Senha>sistema (o ano do acesso), enter.
Figura 2 - Tela Acesso SIAFI
Figura 03 -Tela ATULC
ATULC – atualiza lista de credores.
Inserir o comando “ATULC” – atualiza lista de credores.
Nota: esse comando é utilizado para o caso de bancos não conveniados à Fiocruz. Atualmente é utilizado para os casos de pensão vitalícia.
Campos UG Gestão e Número da Lista.
Preencher os campos “Ug Gestão”, “Número da Lista”, de acordo com o Relatório de Crédito de Consignações Individualizadas – emitido e enviado mensalmente pela Sepag-Cogepe e “Tipo de Pagamento”, onde neste último deve ser preenchida a opção “1”.
Figura 04-Tela UG Gestão e Número da Lista
Preencher os campos “Credor/favorecido”, inserindo os cpfs dos beneficiados, “Domicílio Bancário” e “Valor”, de acordo com o Relatório de Crédito de Consignações Individualizadas e com o Relatório de Crédito de Servidores – ambos emitidos e enviados mensalmente pela Sepag-Cogepe.
Figura 5- Tela Campos Credor/favorecido
Figura 06-Tela Confirmar informações do credor
Conferir dados e confirmar a operação através do comando “S”.
Inserir o comando “CONLC” – Consulta Lista de Credores
Preencher o campo “UG/Gestão” e posteriormente inserir o nº da lista gerada no campo “Lista”.
Figura 07-Tela Campo UG/Gestão
Figura 08-Tela Consulta Lista de Credores
Inserir o comando “ATULB”–atualiza lista de bancos.
Nota: esse comando é utilizado para o caso de bancos conveniados à Fiocruz.
Atualmente é utilizado para os casos de pensão vitalícia.
Figura 09-Tela comando atulb
Preencher os campos “Unidade Gestão”, “Modalidade”- onde deverá ser preenchido com o comando “F” de folha, e o campo “número da lista”.
Figura 10-Tela Modalidade
Figura 11-Tela modalidade de lista
Realizar o preenchimento dos campos destacados em vermelho, como exemplo na tela abaixo:
Figura 12- Tela Atualiza lista de banco
Figura 13 - Tela Confirmar cópia
Conferir se as informações inseridas estão corretas e inserir “s” no campo “Confirma Cópia”.
Cadastramento das consignatárias com convenio
Figura 14- Tela comando ATULC
Inserir o comando “ATULC” – atualiza lista de credores, para inserir as informações das consignatárias.
Preencher os campos “ Unidade Gestão”, “Tipo de Pagamento”- onde deverá ser preenchido com o comando “1”, e o campo “número da lista.
Figura 15-Tela Campo CNPJ
Preencher os campos “CNPJ”, Domicílio Bancário” e “Valor”, de acordo com a Relação de Consignatárias – emitida e enviada mensalmente pelo Secon-Cogead.
Figura 16 -Tela Domicílio bancário
Conferir os dados e confirmar a operação, através do comando “S”.
Nota: Faz-se necessária a confirmação do item acima, para cada tela.
Inserir o comando “ATULB” – atualiza lista de bancos
Figura 17-Tela Comando ATULB
Preencher os campos “Unidade Gestora”, “Gestão”, “Número da Lista” e “Modalidade”, que deverá ser preenchido com a letra “C” de folha.
Figura 18 -Tela Modalidade lista .
Conferir se as informações inseridas estão corretas e inserir “s” no campo “Confirma Cópia.
Figura 19-Tela Confirma cópia
Conferir se as informações inseridas estão corretas e inserir “s” no campo “Confirma Cópia.
Encaminhar, via correio eletrônico, os números das listas geradas nos procedimentos acima ao Secon, para a geração do documento hábil “FL”.
Nota: com base nas listas enviadas pelo Setes, Secon gera as “Fls” e informa os respectivos números ao Setes.
7.2 Novo Siafi
Acessar o novo Siafi https://siafi.tesouro.gov.br/senha/public/pages/security/login.jsf
Inserir no campo de busca da tela principal a rotina “Condh”.
Figura 20-Tela Condh
Preencher os campos “Ano”, “Tipo” e “Número”, informando o nº da folha gerado no novo Siafi, pelo SECON, na planilha intitulada como “Resumo da Folha”.
Figura 21-Tela informações do documento
7.3 Acessar a aba “Dados de Pagamento”
Figura 22-Tela dados de pagamento
Inserir os dados de pagamento dos bancos.
NOTA: na tela abaixo, cada favorecido corresponde a um banco, onde as informações serão inseridas por banco, através do comando “Pré-doc”.
Figura 23-Tela inserir banco
Realizar o rateio dos valores por banco e por “Fls” geradas pelo Secon, de acordo com as Relações de Crédito de Servidores e de Pensionistas encaminhados pelo Sepag -Cogepe.
Nota: as telas a seguir demonstrarão apenas como exemplo, o cadastro da Caixa Econômica e do Bradesco.
Figura 24-Tela OB folha
Figura 25-Tela domicílio bancário
Figura 26-Tela domicílio bancário Fopag
Figura 27-Tela alterar domicílio Hábil
7.4 Acessar o Gercomp
Figura 28-Tela comunica
Preencher os campos “ano”, “Tipo” e “Número”, da folha.
Figura 29-Tela Gerenciar compromissos Gercomp
Marcar todos os pagamentos que aparecerem automaticamente.
No campo “Opção de Realização” habilitar a opção “R” para todos os pagamentos que aparecerem automaticamente.
Clicar sobre a opção “Executar”.
Figura 30-Tela Gercomp
Nota: automaticamente o sistema mostrará os números das OBs referentes ao pagamento da folha de pessoal.
Figura 31-Tela Resumo de Execução
08 Registros
Não se aplica
09 Anexos
Não se aplica
Documento assinado eletronicamente por ELAINE APARECIDA LEONESSE, Prestador(a) de Serviços, em 31/10/2023, às 15:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por MARCUS VINICIUS MENDONCA DE MEDEIROS, Chefe do Serviço de Tesouraria Substituto(ª), em 31/10/2023, às 16:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Luciana Vivorio Cardoso, Chefe do Serviço de Tesouraria, em 07/11/2023, às 11:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por MARIA DE LOURDES FERRAZ HELEODORO, Chefe do Departamento Econômico e Financeiro, em 07/11/2023, às 12:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por ALEX LIMA DE CARVALHO, Coordenador(ª) Geral de Administração Substituto(ª), em 07/11/2023, às 15:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2186643 e o código CRC 515489D4. |
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Referência: Processo nº 25380.003847/2022-63 | SEI nº 2186643 |