Cogead
Coordenação – Geral de Administração
TÍTULO: Realização de Pagamento de Pessoa Física-RPA, Hora aula, Gratificação de Cursos e Concursos |
GESTOR DO DOCUMENTO Defin/Setes |
CÓDIGO DO PROCEDIMENTO POP 020003300/010 |
Nome do responsável pela elaboração Marcus Vinicius Mendonça de Medeiros Elaine Leonesse
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Nome do responsável pela revisão Luciana Vivório |
Nome do responsável pela validação Maria de Lourdes Ferraz Heleodoro |
Nome do responsável pela aprovação Flavia Silva |
VIGÊNCIA: DOIS ANOS |
VERSÃO: 01/2023 |
HISTÓRICO DE REVISÕES |
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N° da versão |
Descrição e/ou itens alterados |
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Criação do documento. |
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O documento não sofreu alteração em seu conteúdo. |
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Sumário
2 Documentos de referência
6 Autoridades e responsabilidades
7 Elaboração – hora/aula e RPA
7.1 Acessar o novo Siafi
7.2 rotina INCDH
7.2.1 Dados básicos
7.2.2 Principal com Orçamento
7.2.3 Dedução
7.2.4 Aba Gercomp
7.3 Elaboração - Gratificação por encargo de curso e concurso
7.3.1 Servidor pertencente ao quadro de pessoal permanente da Fiocruz
7.3.2 Servidor não pertencente ao quadro de pessoal permanente da Fiocruz
7.4 CPF inexistente ou não cadastrado no Siafi
7.5 OB cancelada automaticamente por problemas no domicílio bancário informado na efetivação do pagamento.
9. Anexos
1 Objetivo
Definir e padronizar as práticas para a realização de pagamentos referentes à prestação de serviços por pessoa física.
- Manual do SIAFI (www.tesouro.fazenda.gov.br)
- Instrução Normativa SRF nº1234, de 11 de janeiro de 2012 (http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2012/in12342012.htm)
Não se aplica.
Aplica-se ao Serviço de Tesouraria da DIRAD, com posterior aplicabilidade para as Unidades da Fiocruz que aderirem ao processo de Descentralização Administrativa.
ATP - Autorização de pagamento – disponível no link http://www.dirad.fiocruz.br/upload/index.php?act=download&id=160
Carta de Crédito - Descontos oferecidos pelas empresas
COMPRASNET - Portal de Compras do Governo Federal
DARF - Documento de Arrecadação Financeira
DEFIN - Departamento Econômico Financeiro
DIRAD - Diretoria de Administração da Fiocruz
DIVS - Retenção Impostos/Contribuições Diversos – IN 1234 SRF
DR - Documento de Arrecadação
FAT - Fatura
GPS - Guia de Previdência Social
GR - Guia de Recolhimento da União
NE - Nota de empenho
NF - Nota fiscal
NP - Nota Fiscal de Pagamento/Fatura c/Contrato
NS - Nota Lançamento de Sistema
OB - Ordem bancária
RE - Relação das Obs externas
RT - Relação das OBs intra-siafi (concessionárias)
SEPAG - Seção de Pagamento
SEREC - Seção de Registro e Execução Contábil
SETES - Serviço de Tesouraria da DIRAD
SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira
SIAPE - Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos
SICAF - Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores
6 Autoridades e responsabilidades
A execução das rotinas previstas neste POP está sob a responsabilidade do Serviço de Tesouraria da DIRAD e das Unidades que aderirem ao processo de Descentralização Administrativa.
07. Elaboração - Hora/aula e RPA
Analisar o processo, conforme orientações básicas abaixo:
a). Verificar se há autorização de pagamento – ATP, devidamente assinada e carimbada pelo requisitante e ordenador de despesas, cujo preenchimento deverá contemplar os seguintes campos:
- CPF do favorecido;
- Número da(s) nota(s) de empenho com saldo necessário para a liquidação da despesa (No caso de utilização de mais de uma “NE”, relacionar o valor a ser utilizado por cada documento);
- Nota fiscal/recibo/outros;
- Domicílio bancário – banco, agência e conta -corrente;
- Valor bruto;
- Data da assinatura do requisitante e do ordenador de despesas.
b). Verificar a existência de recibo, devidamente preenchido e assinado pelo prestador do serviço, e atestado pelo servidor responsável pela contratação, juntamente com a data do atesto e respectivo carimbo de identificação.
c). Verificar a existência, no processo, de declaração elaborada pelo prestador, onde haja a informação do próprio, se houve, no mesmo mês da realização do serviço na Fiocruz, prestação, em local(is) distinto(s), com respectivo valor.
Nota: essa declaração, baseada na Instrução Normativa RFB nº971 de 13 de Novembro de 2009 – http://sislex.previdencia.gov.br/paginas/38/mf-RFB/2009/971.htm, visa averiguar:
Se já houve contribuição previdenciária e respectivo valor;
Se a retenção anterior já alcançou o teto do INSS;
Caso a retenção anterior tenha alcançado o teto, a Fiocruz não deverá realizar nova retenção;
Caso a retenção não tenha alcançado o teto, o cálculo do recolhimento pelo serviço prestado à Fiocruz (que ocorrerá conforme tela abaixo), deverá ser realizado no valor máximo que, somado ao valor retido anteriormente, alcance o limite do teto do INSS. Atentar à necessidade de constante atualização do Teto do INSS na tabela abaixo.
Exemplo: o prestador reteve R$ 300,00 em outro serviço. O cálculo do valor a ser retido pela Fiocruz é de R$ 350,00. Porém, como o teto vigente do INSS até a presente data é de R$ 608,44, a Fundação só reterá R$ 308,44.Abaixo, planilha de cálculo para a retenção de INSS e IRPF:
Figura 01 - Tela Cálculo da Retenções
7.1 Acessar o novo Siafi
Acessar o novo Siafi https://siafi.tesouro.gov.br/senha/public/pages/security/login.jsf
7.2 Rotina INCDH
Inserir no campo de busca da tela principal a rotina “INCDH” – Incluir Documento Hábil ou através da opção “MENU GERAL” da aba localizada do lado esquerdo da tela, clicar sobre “Contas a Pagar e Receber”, “Compromissos”, em seguida em “Documento Hábil” e logo depois em “Incluir documento hábil”.
Figura 02 - Tela INCDH
Inserir no campo “Tipo de documento” a sigla “RP – Recibo de Pagamento”, e clicar em “Confirmar”.
Figura 02 - Tela Tipo de Documento
7.2.1 Dados Básicos
Preencher as lacunas da aba “Dados Básicos”, onde o campo “Código do Credor” refere-se ao CNPJ do fornecedor ou prestador de serviço, e a opção “Dados de Documento de Origem” referem-se à (s) nota(s) fiscal(is), fatura(s), recibo(s) e afins
Figura 03 - Tela Dados Básicos
Na Opção “Dados de Documentos de Origem”, clicar sobre “Incluir”.
Preencher todos os campos desta aba, para cada nota fiscal, fatura ou recibo do processo, clicar em “Confirmar”, e após a inserção de todos os documentos de pagamento, inserir a observação na lacuna específica, clicar em “confirmar dados básicos”.
Nota: A tela abaixo é puramente exemplificativa, sem nenhuma conexão com a tela anterior e visa apenas demonstrar o preenchimento dos campos.
Figura 04 - Tela Dados de Documentos de Origem
7.2.2 Principal com Orçamento
Acessar a opção “Principal com Orçamento” e informar no campo “Situação” a DSP desejada ou clicar na lupa para pesquisar.
Figura 05 - Tela Principal com Orçamento
NOTA: no caso de pagamento à pessoa física, a situação será DSP051.
Figura 06 - Tela Pagamento à pessoa física
Preencher as informações do empenho nos campos próprios.
Nota: a “lupa” serve para selecionar as opções disponíveis no Siafi. As telas abaixo demonstram as opções disponíveis para o “campo” “Variação Patrimonial Diminutiva” e “Contas a Pagar”.
Figura 07 - Tela Informações do Empenho
Figura 08 -Tela Classificação contábil
Figura 09 - Tela Variação Patrimonial diminutiva
Figura 10 - Tela Consulta plano de Contas
Figura 11 - Tela Conconta Função
7.2.3 Aba Dedução
Acessar a aba “Dedução” e preencher todas as informações para o recolhimento.
Figura 12 - Tela Dedução DDF
Figura 13 - Tela Situação DGP
Código da retenção do INSS – 2402 com o CNPJ da Unidade Fiocruz.
Código da retenção do IRRF – 0588 com o CPF do contribuinte.
Figura 14 - Tela GPS
Figura 15 - Tela Pré-doc
Nota: abater, para fins de cálculo de desconto do IR, o valor a ser descontado de INSS.
Acessar a aba “Dados de Pagamento”.
Clicar sobre a opção “Pré doc”.
Inserir as informações solicitadas nos campos referentes ao domicílio bancário do favorecido e confirmar.
Figura 16 - Tela Dados de Pagamento
Figura 17 - Tela OB Crédito
Registrar na ATP, anexada ao processo, o número da “RP” e “NS” geradas automaticamente pelo novo SIAFI.
7.2.4 Aba Gercomp
Acessar a rotina “GERCOMP”.
Figura 18 - Tela Gercomp
Habilitar opção “Pagamento” do campo “NATUREZA”.
Figura 19 - Tela Gerenciar Compromissos
Inserir no campo “TIPO DE DOCUMENTO” a sigla “RP” e no campo seguinte, o número do RP emitido a partir do cadastro do(s) pagamento(s) realizados nos itens 7.2.1 à 7.2.2.
Clicar em “PESQUISAR”.
Figura 20- Tela Tipo de Documento
Habilitar a Opção “R – Totalmente realizado” no campo “Opção de realização” e em seguida clicar em “Executar”.
Figura 21 - Tela Opção de Realização
Inserir a informação “400” no campo “Vinculação”, e em seguida clicar em “Confirmar”.
Figura 22 - Tela Campo Vinculação
Registrar na ATP o número da “OB” gerado automaticamente pelo novo SIAFI
Figura 23 - Tela Resumo de execução
7.3 Elaboração - Gratificação por encargo de curso e concurso
7.3.1 Servidor pertencente ao quadro de pessoal permanente da Fiocruz
Apresentar a declaração de execução de atividades relacionadas a concurso público para seleção de cargo efetivo realizadas no ano em curso pelo servidor, desde que
não ultrapasse o equivalente a cento e vinte horas de trabalho anuais, ressalvada a situação de excepcionalidade, devidamente justificada e previamente aprovada pelo Presidente da Fiocruz, que poderá somente autorizar o acréscimo até 120 horas de trabalhos anuais.
Apresentar a declaração de comprovação de atividades preenchida pelo dirigente da unidade de exercício do servidor.
7.3.2 Servidor não pertencente ao quadro de pessoal permanente da Fiocruz
Não caberá retenção de INSS, conforme lei 6114 de 15 de maio de 2007, e a norma operacional nº 003 Direh de 2007. Porém cabe a retenção de Imposto de Renda, conforme a tabela supracitada.
7.4 CPF inexistente ou não cadastrado no Siafi
Acessar o SIAFI e cadastrar o interessado juntamente com seu domicílio bancário.
Acessar o SIAFI, rotina “>atucredor”.
Informar o CPF do proposto no campo “Credor”.
Figura 24 - Tela Atucredor
Figura 25 - Tela Atualiza Credor
Preencher os campos da próxima tela, a saber:
a. Endereço;
b. Código do município;
c. CEP;
d. UF;
e. Telefone;
f. Motivo.
Figura 26 - Tela Dados do Credor
NOTA: no campo “Consórcio”, responder “N”.
Confirmar dados.
Informar os dados bancários na próxima tela, conforme abaixo:
Digitar o código 1 no campo “Tipo” e informar o motivo.
Figura 27 - Tela Dados Bancários
7.5 OB cancelada automaticamente por problemas no domicílio bancário informado na efetivação do pagamento.
Acessar o antigo SIAFI, rotina “Atudomcred”, nos casos em que já estiver de posse do domicílio correto.
Inserir no campo “Credor” o número do CPF do proposto.
Clicar em “A” (alteração) no campo “Opção”.
Figura 28 - Tela Atualiza Domicílio Bancário
Verificar se o domicílio bancário existente no SIAFI é o mesmo do constante no processo.
Clicar sobre a tecla “F12”, caso o domicílio informado pelo solicitante seja diferente do existente no SIAFI, para retornar a tela inicial da rotina “Atudomcred”.
Preencher o campo “opção” com a letra “I” de inclusão na tela inicial do “Atudomcred”, além do cpf do proposto.
Informar os dados bancários na próxima tela e digitar o código 1 no campo “Tipo”, conforme abaixo:
Figura 29 - Tela Atualiza Credor
Preencher o campo “Motivo” com a redação “Credor 20xx”, onde 20xx corresponde ao ano que o cadastro está sendo realizado.
Figura 30 - Tela Cadastro Credor
Voltar ao novo Siafi, rotina INCDH e no campo e inserir no campo “Tipo de documento” a sigla “RP – Recibo de Pagamento”, e no nº do documento, inserir o nº do RP, além de clicar em “Confirmar”.
Acessar a aba “Dados de Pagamento”.
Clicar sobre a opção “Pré doc”.
Alterar as informações referentes ao domicílio bancário do favorecido e confirmar.
Figura 31 - Tela INCDH
Figura 32 - Tela CONDH
Registrar na ATP, anexada ao processo, o número dos novos “RP” e “NS” gerados automaticamente pelo novo SIAFI.
Realizar novamente o pagamento, através da rotina “GERCOMP”, de acordo com os procedimentos previstos nos itens 7.2.4.
8. Registros
Não se Aplica.
9.Anexos
Não se Aplica.
Documento assinado eletronicamente por MARCUS VINICIUS MENDONCA DE MEDEIROS, Chefe do Serviço de Tesouraria Substituto(ª), em 21/08/2023, às 12:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por ELAINE APARECIDA LEONESSE, Prestador(a) de Serviços, em 21/08/2023, às 12:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Luciana Vivorio Cardoso, Chefe do Serviço de Tesouraria, em 21/08/2023, às 12:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por MARIA DE LOURDES FERRAZ HELEODORO, Chefe do Departamento Econômico e Financeiro, em 21/08/2023, às 13:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por FLAVIA SILVA, Coordenador(ª) Geral de Administração, em 21/08/2023, às 15:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 25380.003818/2022-00 | SEI nº 2182295 |