Timbre

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

                                                                                                                                   

TÍTULO:

Realização de Pagamento de Pessoa Física-RPA, Hora aula, Gratificação de Cursos e Concursos

GESTOR DO DOCUMENTO

Defin/Setes

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

POP 020003300/010

 

Nome do responsável pela elaboração

Marcus Vinicius Mendonça de Medeiros

Elaine Leonesse 

 

Nome do responsável pela revisão

Luciana Vivório

Nome do responsável pela validação

Maria de Lourdes Ferraz Heleodoro

Nome do responsável pela aprovação

Flavia Silva

 

VIGÊNCIA:  DOIS ANOS

VERSÃO:

01/2023

 

HISTÓRICO DE REVISÕES

N° da versão

Descrição e/ou itens alterados

00

Criação do documento.

01

O documento não sofreu alteração em seu conteúdo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sumário

1 Objetivo

2 Documentos de referência

3 Documentos complementares

4 Campo de aplicação

5 Siglas e definições

6 Autoridades e responsabilidades

7 Elaboração – hora/aula e RPA 

7.1 Acessar o novo Siafi

7.2 rotina INCDH

7.2.1 Dados básicos

7.2.2 Principal com Orçamento

7.2.3 Dedução

7.2.4 Aba Gercomp

7.3 Elaboração - Gratificação por encargo de curso e concurso

7.3.1 Servidor pertencente ao quadro de pessoal permanente da Fiocruz

7.3.2 Servidor não pertencente ao quadro de pessoal permanente da Fiocruz

7.4 CPF inexistente ou não cadastrado no Siafi

7.5 OB cancelada automaticamente por problemas no domicílio bancário informado na efetivação do pagamento.

8.Registros

9. Anexos

 

1 Objetivo

Definir e padronizar as práticas para a realização de pagamentos referentes à prestação de serviços por pessoa física.

 

2 Documentos de referência

- Manual do SIAFI (www.tesouro.fazenda.gov.br)

- Instrução Normativa SRF nº1234, de 11 de janeiro de 2012 (http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2012/in12342012.htm)

 

3 Documentos complementares

Não se aplica.

 

4   Campo de aplicação

Aplica-se ao Serviço de Tesouraria da DIRAD, com posterior aplicabilidade para as Unidades da Fiocruz que aderirem ao processo de Descentralização Administrativa.

 

5 Siglas e definições

  

 

6 Autoridades e responsabilidades

A execução das rotinas previstas neste POP está sob a responsabilidade do Serviço de Tesouraria da DIRAD e das Unidades que aderirem ao processo de Descentralização Administrativa.

 

07. Elaboração - Hora/aula e RPA 

Analisar o processo, conforme orientações básicas abaixo:

a). Verificar se há autorização de pagamento – ATP, devidamente assinada e carimbada pelo requisitante e ordenador de despesas, cujo preenchimento deverá contemplar os seguintes campos:

- CPF do favorecido;

- Número da(s) nota(s) de empenho com saldo necessário para a liquidação da despesa (No caso de utilização de mais de uma “NE”, relacionar o valor a ser utilizado por cada documento);

- Nota fiscal/recibo/outros;

- Domicílio bancário – banco, agência e conta -corrente;

- Valor bruto;

- Data da assinatura do requisitante e do ordenador de despesas.

b). Verificar a existência de recibo, devidamente preenchido e assinado pelo prestador do serviço, e atestado pelo servidor responsável pela contratação, juntamente com a data do atesto e respectivo carimbo de identificação.

c). Verificar a existência, no processo, de declaração elaborada pelo prestador, onde haja a informação do próprio, se houve, no mesmo mês da realização do serviço na Fiocruz, prestação, em local(is) distinto(s), com respectivo valor.

Nota: essa declaração, baseada na Instrução Normativa RFB nº971 de 13 de Novembro de 2009 – http://sislex.previdencia.gov.br/paginas/38/mf-RFB/2009/971.htm, visa averiguar:

  1. Se já houve contribuição previdenciária e respectivo valor;

  2. Se a retenção anterior já alcançou o teto do INSS;

  3. Caso a retenção anterior tenha alcançado o teto, a Fiocruz não deverá realizar nova retenção;

  4. Caso a retenção não tenha alcançado o teto, o cálculo do recolhimento pelo serviço prestado à Fiocruz (que ocorrerá conforme tela abaixo), deverá ser realizado no valor máximo que, somado ao valor retido anteriormente, alcance o limite do teto do INSS. Atentar à necessidade de constante atualização do Teto do INSS na tabela abaixo.

Exemplo: o prestador reteve R$ 300,00 em outro serviço. O cálculo do valor a ser retido pela Fiocruz é de R$ 350,00. Porém, como o teto vigente do INSS até a presente data é de R$ 608,44, a Fundação só reterá R$ 308,44.Abaixo, planilha de cálculo para a retenção de INSS e IRPF:

                                                               Figura 01 - Tela Cálculo da Retenções

                                                                   

7.1 Acessar o novo Siafi 

Acessar o novo Siafi https://siafi.tesouro.gov.br/senha/public/pages/security/login.jsf

 

7.2 Rotina INCDH

Inserir no campo de busca da tela principal a rotina “INCDH” – Incluir Documento Hábil ou através da opção “MENU GERAL” da aba localizada do lado esquerdo da tela, clicar sobre “Contas a Pagar e Receber”, “Compromissos”, em seguida em “Documento Hábil” e logo depois em “Incluir documento hábil”.

                                                                                         Figura 02 - Tela INCDH

Inserir no campo “Tipo de documento” a sigla “RP – Recibo de Pagamento”, e clicar em “Confirmar”.

                                                                                   Figura 02 - Tela Tipo de Documento

 

7.2.1 Dados Básicos

 Preencher as lacunas da aba “Dados Básicos”, onde o campo “Código do Credor” refere-se ao CNPJ do fornecedor ou prestador de serviço, e a opção “Dados de Documento de Origem” referem-se à (s) nota(s) fiscal(is), fatura(s), recibo(s) e afins

                                                                                            Figura 03 - Tela Dados Básicos 

Na Opção “Dados de Documentos de Origem”, clicar sobre “Incluir”.

Preencher todos os campos desta aba, para cada nota fiscal, fatura ou recibo do processo, clicar em “Confirmar”, e após a inserção de todos os documentos de pagamento, inserir a observação na lacuna específica, clicar em “confirmar dados básicos”.

Nota: A  tela abaixo é puramente exemplificativa, sem nenhuma conexão com a tela anterior e visa apenas demonstrar o preenchimento dos campos.

   

                                                                                         Figura 04 - Tela Dados de Documentos de Origem 


7.2.2 Principal com Orçamento

Acessar a opção “Principal com Orçamento” e informar no campo “Situação” a DSP desejada ou clicar na lupa para pesquisar.

                                                                                           Figura 05 - Tela Principal com Orçamento                                                                                  

 

NOTA: no caso de pagamento à pessoa física, a situação será DSP051.

                                                                                   Figura 06 - Tela Pagamento à pessoa física 

 

Preencher as informações do empenho nos campos próprios.

Nota: a “lupa” serve para selecionar as opções disponíveis no Siafi. As telas abaixo demonstram as opções disponíveis para o “campo” “Variação Patrimonial Diminutiva” e “Contas a Pagar”.

                                                                  Figura 07 - Tela Informações do Empenho

                                                                                                          Figura 08 -Tela  Classificação contábil 

                                                                                   Figura 09 - Tela Variação Patrimonial diminutiva 

 

                                                                                  

                                                                       Figura 10 - Tela Consulta plano de Contas 

                                                                                             Figura 11 - Tela Conconta Função

                                                                                          

7.2.3 Aba Dedução

Acessar a aba “Dedução” e preencher todas as informações para o recolhimento.

                                                                                           Figura 12 - Tela Dedução DDF

                                                                     Figura 13 - Tela Situação DGP

 

Código da retenção do INSS – 2402 com o CNPJ da Unidade Fiocruz.

Código da retenção do IRRF – 0588 com o CPF do contribuinte.

                                                                                       Figura 14 - Tela GPS

                                                                                          Figura 15 - Tela Pré-doc

Nota: abater, para fins de cálculo de desconto do IR, o valor a ser descontado de INSS.

Acessar a aba “Dados de Pagamento”.

Clicar sobre a opção “Pré doc”.

Inserir as informações solicitadas nos campos referentes ao domicílio bancário do favorecido e confirmar.

                                                                                                 Figura 16 - Tela Dados de Pagamento              

                                                                                  Figura 17  - Tela OB Crédito

 

Registrar na ATP, anexada ao processo, o número da “RP” e “NS” geradas automaticamente pelo novo SIAFI.

 

 

7.2.4 Aba Gercomp

Acessar a rotina “GERCOMP”.

                                                                                                         Figura 18 - Tela Gercomp                                 

Habilitar opção “Pagamento” do campo “NATUREZA”.

                                                                                        Figura 19 - Tela Gerenciar Compromissos 

 

Inserir no campo “TIPO DE DOCUMENTO” a sigla “RP” e no campo seguinte, o número do RP emitido a partir do cadastro do(s) pagamento(s) realizados nos itens  7.2.1 à 7.2.2.

Clicar em “PESQUISAR”.

                                                                                                  Figura 20- Tela Tipo de Documento

 

Habilitar a Opção “R – Totalmente realizado” no campo “Opção de realização” e em seguida clicar em “Executar”.

                                                                                     Figura 21 - Tela Opção de Realização

 

Inserir a informação “400” no campo “Vinculação”, e em seguida clicar em “Confirmar”.

                                                                                                     Figura 22 - Tela Campo Vinculação

 

Registrar na ATP o número da “OB” gerado automaticamente pelo novo SIAFI

                                                                              Figura 23 - Tela Resumo de execução

 

 

 

7.3 Elaboração - Gratificação por encargo de curso e concurso

 

7.3.1 Servidor pertencente ao quadro de pessoal permanente da Fiocruz

Apresentar a declaração de execução de atividades relacionadas a concurso público para seleção de cargo efetivo realizadas no ano em curso pelo servidor, desde que

não ultrapasse o equivalente a cento e vinte horas de trabalho anuais, ressalvada a situação de excepcionalidade, devidamente justificada e previamente aprovada pelo Presidente da Fiocruz, que poderá somente autorizar o acréscimo até 120 horas de trabalhos anuais.

Apresentar a declaração de comprovação de atividades preenchida pelo dirigente da unidade de exercício do servidor.

7.3.2 Servidor não pertencente ao quadro de pessoal permanente da Fiocruz

Não caberá retenção de INSS, conforme lei 6114 de 15 de maio de 2007, e a norma operacional nº 003 Direh de 2007. Porém cabe a retenção de Imposto de Renda, conforme a tabela supracitada.

7.4  CPF inexistente ou não cadastrado no Siafi

Acessar o SIAFI e cadastrar o interessado juntamente com seu domicílio bancário.

Acessar o SIAFI, rotina “>atucredor”.

Informar o CPF do proposto no campo “Credor”.

                                                                                       Figura 24 - Tela Atucredor

                                                                                                    Figura 25 - Tela Atualiza Credor                       

Preencher os campos da próxima tela, a saber:

a. Endereço;

b. Código do município;

c. CEP;

d. UF;

e. Telefone;

f. Motivo.

                                                                                                      Figura 26 - Tela Dados do Credor 

NOTA:  no campo “Consórcio”, responder “N”.

  1. Confirmar dados.

  2. Informar os dados bancários na próxima tela, conforme abaixo:

  3. Digitar o código 1 no campo “Tipo” e informar o motivo.

                                                                                                       Figura 27 - Tela Dados Bancários 

 

7.5  OB cancelada automaticamente por problemas no domicílio bancário informado na efetivação do pagamento.

Acessar o antigo SIAFI, rotina “Atudomcred”, nos casos em que já estiver de posse do domicílio correto.

Inserir no campo “Credor” o número do CPF do proposto.

Clicar em “A” (alteração) no campo “Opção”.

                                                                             Figura 28 - Tela Atualiza Domicílio Bancário 

Verificar se o domicílio bancário existente no SIAFI é o mesmo do constante no processo.

Clicar sobre a tecla “F12”, caso o domicílio informado pelo solicitante seja diferente do existente no SIAFI, para retornar a tela inicial da rotina “Atudomcred”.

Preencher o campo “opção” com a letra “I” de inclusão na tela inicial do “Atudomcred”, além do cpf do proposto.

Informar os dados bancários na próxima tela e digitar o código 1 no campo “Tipo”, conforme abaixo:

                                                                                         Figura 29 - Tela Atualiza Credor

 

Preencher o campo “Motivo” com a redação “Credor 20xx”, onde 20xx corresponde ao ano que o cadastro está sendo realizado.

                                                                                  Figura 30 - Tela Cadastro Credor 

Voltar ao novo Siafi, rotina INCDH e no campo e inserir no campo “Tipo de documento” a sigla “RP – Recibo de Pagamento”, e no nº do documento, inserir o nº do RP, além de clicar em “Confirmar”.

Acessar a aba “Dados de Pagamento”.

Clicar sobre a opção “Pré doc”.

Alterar as informações referentes ao domicílio bancário do favorecido e confirmar.

                                                                                              Figura 31 - Tela INCDH

 

 

                                                                              

                                                                                    Figura 32 - Tela CONDH

 

Registrar na ATP, anexada ao processo, o número dos novos “RP” e “NS” gerados automaticamente pelo novo SIAFI.

Realizar novamente o pagamento, através da rotina “GERCOMP”, de acordo com os procedimentos previstos nos itens 7.2.4.

 

8.  Registros

Não se Aplica.

 

9.Anexos

Não se Aplica.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARCUS VINICIUS MENDONCA DE MEDEIROS, Chefe do Serviço de Tesouraria Substituto(ª), em 21/08/2023, às 12:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ELAINE APARECIDA LEONESSE, Prestador(a) de Serviços, em 21/08/2023, às 12:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Luciana Vivorio Cardoso, Chefe do Serviço de Tesouraria, em 21/08/2023, às 12:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por MARIA DE LOURDES FERRAZ HELEODORO, Chefe do Departamento Econômico e Financeiro, em 21/08/2023, às 13:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por FLAVIA SILVA, Coordenador(ª) Geral de Administração, em 21/08/2023, às 15:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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