Timbre

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

                                                                                                                                   

TÍTULO:

Coordenar, Processar e Monitorar o Orçamento da Fiocruz

GESTOR DO DOCUMENTO

Defin/Seor

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

PP 020003100/001

 

 

Nome do responsável

pela elaboração

Cláudia Domingues da Silva

Rogério Kanza Lopes

Nome do responsável

pela revisão

p/Josinaldo da Silva Dias

Nome do responsável

pela validação

Maria de Lourdes Ferraz Heleodoro

Nome do responsável

pela aprovação

Flávia Silva

 

VIGÊNCIA:  DOIS ANOS

VERSÃO:

04/2023

 

HISTÓRICO DE REVISÕES

N° da versão

Descrição e/ou itens alterados

00

Criação do Procedimento.

01

No item 5 foram inseridas algumas siglas que constavam no documento. Na estrutura do documento foi corrigida a numeração dos itens que compõem o Padrão de Processo (PP) de acordo com o item "7.3.1.8 Descrição" do POP 020001420/001 - Elaboração de Documentos.

02

No item 3, foram inseridos os documentos complementares. No item 7.5.2.2 foi inserido o quinto parágrafo. No item 7.6, foi inserida a Matriz de Correlação das Atividades. No item 7.7, foram inseridos os itens de verificação. No item 9 foi inserido o Anexo I – Autorização para Emissão da Nota de Crédito (AENC).

03

O procedimento foi revisado em sua totalidade em função do tempo transcorrido da última revisão.

04

Item 2 - exclusão do Manual básico do Tesouro Gerencial e inclusão do Manual Técnico do Orçamento – MTO e inclusão de novo link do Manual do Siafi; Item 3 - exclusão dos documentos: RMP Executar Orçamento (Empenho); RMP Executar e Controlar Recursos de Receitas 250 / 252 e RMP Disponibilizar Crédito - Convênio de Receita e inclusão dos documentos: RMP 020003100/002 - Executar e Descentralizar Recursos de Receita 49/81, RMP 020003100/003 - Desbloquear Saldos de empenho de Restos a Pagar não processados; Item 5 - retirada a sigla SICAF; Item 6 - complementação do texto relacionado ao SEOR/SPOR: inclusão da frase desbloqueios de saldos de empenho de RP não processados; Itens 7.5 e 7.7 - os textos foram alterados em sua redação para melhor compreensão e com inclusão de novo evento disparador (Solicitação de desbloqueio de saldos de empenho de RP não processados) e detalhamento de atividades, respectivamente. no 7.5 foi excluído o texto Solicitação de crédito extraordinário (oriundos de MP - Covid) ; Item 7.8 - Incluídas novas atividades e novos Padrões de Execução Correspondente, quando houver; Inclusão do item 7.7.1.7.

 

 

 

 

 

Sumário

 

1 Objetivo

2 Documentos de referência

3 Documentos complementares 

4 Campo de aplicação

5 Sigla e definições 

6 Autoridades e responsabilidades

7 Descrição

7.1 Requisitos do serviço

7.2 Requisitos do cliente

7.3 Requisitos do processo

7.4 Fluxograma do processo

7.5 Eventos disparadores

7.6 Eventos finais

7.7 Detalhamento de atividades

7.7.1 A Seção de Programação Orçamentária (SPOR)

7.7.1.1 Identificar os recursos orçamentários

7.7.1.2 Descentralizar o orçamento

7.7.1.3 Dar suporte operacional

7.7.2 A Seção de Execução Orçamentária (SEXEC)

7.7.2.1 Analisar processo

7.7.2.2 Empenhar processo

7.8 Matriz de correlação das atividades

7.9 Indicadores de desempenho

7.10 Sistemas

8 Registros

9 Anexos

 

 

1 Objetivo

 

Definir e apresentar de forma breve, como é feita a coordenação, orientação e supervisão das movimentações de crédito e execução orçamentária. E mostrar, ainda, as atividades desenvolvidas pelas Seções de Execução Orçamentária e de Programação Orçamentária.

 

 

2 Documentos de referência

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO);

Lei 4.320, de 17 de março de 1964;

Lei complementar nº 101, de 4 de maio de 2000;

Lei Orçamentária Anual (LOA);

Manual SIAFI em:  http://manualSIAFI.tesouro.gov.br

Manual Técnico do Orçamento – MTO

 

 

3 Documentos complementares

POP 020003120/001 - Emissão de Empenhos;

RMP 020003110/001 - Disponibilizar Crédito Orçamentário (LOA);

RMP 020003110/002 - Descentralizar Crédito Orçamentário (TED);

RMP 020003100/002 - Executar e Descentralizar Recursos de Receita 49/81

RMP 020003100/003 - Desbloquear Saldos de empenho de Restos a Pagar não processados.

 

 

4 Campo de aplicação

Este procedimento se aplica a todas as Unidades Gestoras da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

 

5 Sigla e definições

AEM – Autorização para Emissão de Empenho;

AENC – Autorização para Emissão da Nota de Crédito;

FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz;

LOA – Lei Orçamentária Anual;

NC – Nota de Crédito;

ND – Nota de Dotação;

NE – Nota de Empenho;

OF – Ordem de Fornecimento;

PA – Registro de Passivo Anterior;

POP – Procedimento Operacional Padrão;

PTRES – Plano de trabalho resumido;

RMP – Relatório de Mapeamento de Processos;

RP – Restos a Pagar

SCDP – Sistema de Concessão de Diárias e Passagens;

SECON – Serviço de contabilidade;

SEOR – Serviços de Orçamentação;

SETES – Serviço de Tesouraria;

SEI – Sistema Eletrônico de Informações;

SEXEC  Seção de Execução Orçamentária do SEOR

SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal;

SICONV – Sistemas de Convênios;

SPOR – Seção de Programação Orçamentária do SEOR

TED – Termo de Execução Descentralizada.

UG – Unidade Gestora

UGR – Unidade Gestora Responsável

 

 

6 Autoridades e responsabilidades

Serviço de Orçamentação (SEOR)  - Responsável por coordenar, orientar e supervisionar as movimentações de crédito da Fiocruz, incluindo a execução orçamentária da UG 254420.

Seção de Programação Orçamentária (SEOR/SPOR) - Responsável pelas movimentações de crédito na Fiocruz, como as descentralizações, remanejamentos de despesa, bloqueios, desbloqueios de saldos de empenho de RP não processados, detalhamento/alocação orçamentária e, ainda, pela disponibilização de informações orçamentárias para a Fiocruz.

Seção de Execução (SEOR/SEXEC) - Responsável pela execução orçamentária (emissão de empenho) das unidades gestoras responsáveis (UGR) da Fiocruz que são centralizadas orçamentariamente (UG 254420).

Unidades Requisitantes (Unidades da Fiocruz):  

Unidades Centralizadas - responsável por solicitar as descentralizações de crédito para outras unidades quando do interesse e solicitar a emissão de empenhos (inclui cancelamentos/anulações) para seus processos de aquisição de bens, insumos e serviços (de LOA e TED) e solicitar eventuais desbloqueios de RP de TED que NÃO são oriundos do Ministério da Saúde (não sofrem bloqueios). O SECON/DEFIN/COGEAD é o serviço requisitante responsável pela solicitação de empenho para folha de pagamento de toda a Fiocruz.

Unidades Descentralizadas - responsável por solicitar as descentralizações de crédito para outras unidades quando do interesse, solicitar orçamento LOA aprovado para o período e solicitar remanejamento de natureza de despesa de seus créditos quando de interesse. As unidades descentralizadas recebem créditos de TED para execução, descentralizados pela UG 254420.

 

 

7 Descrição

7.1 Requisitos do serviço

Prestar um serviço com agilidade e qualidade, com menor potencial de risco de erro processual, no momento das movimentações de crédito, disponibilização de informações orçamentárias e execução orçamentária conforme descrito no decorrer de todo o item 7.7.

 

7.2 Requisitos do cliente

Receber um atendimento satisfatório em relação às solicitações de créditos orçamentários aprovados, empenhos e outras movimentações de crédito das unidades centralizadas e descentralizadas.

 

7.3 Requisitos do processo

O Serviço de Orçamentação tem como principal requisito disponibilizar o crédito orçamentário oriundos da Lei Orçamentária Anual (LOA) e os de Termos de Execução Descentralizadas (TED) e bem como executar o mesmo, caso a unidade seja centralizada orçamentariamente.

 

7.4 Fluxograma do processo

Não aplicável.

 

7.5 Eventos disparadores

Aprovação de limites orçamentários (LOA) das unidades – COGEPLAN envia regularmente os limites orçamentários aprovados para cada UGR, por e-mail, para atualização das informações no Painel Fiocruz Transparente.

Solicitação de crédito orçamentário (LOA):As unidades descentralizadas enviam um e-mail com a solicitação de orçamento LOA aprovado para o período, contendo as informações detalhadas necessárias para a liberação. 

Solicitação do remanejamento de natureza de despesa: As unidades descentralizadas enviam um e-mail  solicitando a alteração de natureza de despesa do crédito, junto com o envio da nota de crédito (NC) via Siafi.

Solicitação de descentralização de crédito orçamentário entre unidades: Um processo SEI é enviado por determinada unidade/UGR com a solicitação de repasse orçamentário para outras unidades.

Entrada de crédito na Fiocruz oriundo de outros órgãos (TED): O SIAFI é acessado regularmente para a identificação da entrada de crédito proveniente de outro órgão, para posterior detalhamento da UGR e disponibilização do crédito para a unidade que negociou o orçamento com o órgão.

Solicitação de bloqueio de crédito – A COGEPLAN envia um e-mail  solicitando o bloqueio de crédito para atender a necessidade de movimentação de crédito conforme calendário do Ministério do Planejamento e Orçamento.

Solicitação de desbloqueio de saldos de empenho de RP não processados - unidades centralizadas enviam e-mail para o SEOR solicitando desbloqueio de saldos de empenho de restos a pagar, de créditos enviados por outros órgãos que não são do Ministério da Saúde, e que foram bloqueados automaticamente pelo Governo Federal.

Solicitação de empenho: As unidades devem enviar processo SEI devidamente instruído com as solicitações de empenho (Unidades Centralizadas). A folha de pagamento não possui processo SEI. Emissão de empenho inclui cancelamentos de RP (em casos específicos a solicitação chega por e-mail) e anulação de empenhos do exercício.

 

 

7.6 Eventos finais

Emitir nota crédito: A nota de crédito é emitida através do sistema SIAFI e inserida no processo (SEI) em caso de descentralizações de orçamento entre unidades e para outros órgãos. E em caso de TED (orçamento oriundo de outros órgãos) e liberação de orçamento aprovado LOA, é emitida a NC e informada a disponibilidade orçamentária através de e-mail. No caso de devolução de crédito, também se faz necessária a emissão de NC.

Emitir nota de dotação: A nota de dotação (ND) é emitida através do sistema SIAFI , inserida no processo e enviada para a unidade solicitante no caso de repasse de crédito para unidade centralizada; emitida para remanejar a natureza de despesa, detalhar/alocar orçamento; emitida para bloqueio de crédito.

Emitir nota de empenho: Realizada através do sistema SIAFI Web ou ComprasNet e inserida no processo.

 

 

7.7 Detalhamento de atividades

7.7.1 A Seção de Programação Orçamentária (SPOR)

7.7.1.1 Disponibilizar informações orçamentárias

A COGEPLAN envia para o SEOR regularmente, via e-mail, informações sobre os limites aprovados para as unidades da Fiocruz para as devidas atualizações/alocações no Siafi (para as unidades centralizadas) e importação das informações para o Painel Fiocruz Transparente para conhecimento de todas as unidades da Fiocruz. Inclui a modernização do Painel Fiocruz Transparente, atualização, monitoramento, disseminação e orientação da correta navegação pelo sistema.  Ainda compreende a disponibilização de relatórios e análise de informações orçamentárias para a alta gestão da Cogead e outras unidades da Fiocruz. 

 

7.7.1.2 Descentralizar recursos LOA, incluindo emenda parlamentar 

As unidades descentralizadas solicitam via e-mail o crédito orçamentário aprovado para o período, disponível no Painel Fiocruz Transparente, informando o valor a ser descentralizado por natureza de despesa, PTRES e fonte. O SEOR faz o detalhamento (ND) da despesa no Siafi e envia o crédito por meio da nota de crédito (NC). Recursos de arrecadação, fonte 49/81, antes, o SEOR analisa em planilhas específicas se a unidade poderá receber/empenhar o crédito.

No caso das unidades centralizadas, o crédito não é descentralizado. O orçamento é detalhado (ND) e fica na UG 254420 aguardando os processos para empenho ou descentralizações/repasses para outras unidades.

 

7.7.1.3 Identificar e descentralizar os recursos orçamentários de outros órgãos - TED

O analista orçamentário deve acessar diariamente o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e identificar os recursos orçamentários recebidos de outros órgãos federais e internacionais por meio de termo de execução descentralizada (TED) e fazer a devida identificação e detalhamento da UGR, enviar o crédito por meio da nota de crédito (no caso de unidade descentralizada) e informar o crédito via e-mail. No caso de unidade centralizadas, o crédito fica na UG 254420 aguardando empenho.

 

7.7.1.4 Descentralizar/repassar o orçamento entre as unidades e das unidades para outros órgãos.

Uma unidade poderá repassar orçamento para outra unidade, quando de interesse. Desta forma:

Unidades Centralizadas: enviar processo SEI “Processo Finanças:  Descentralização   Orçamentaria” com formulário Autorização para Emissão da Nota de Crédito (AENC), devidamente preenchido e assinado. O SEOR faz o detalhamento para a natureza de despesa solicitada e envia o crédito para a unidade de destino por meio de NC, caso a unidade seja descentralizada ou outro órgão. Se a unidade de destino for centralizada, o SEOR faz apenas a ND. Ao final, o SEOR anexa a NC ou a ND no processo e o envia de volta para a unidade demandante.

Unidades Descentralizadas: enviar processo SEI “Processo Finanças: Descentralização Orçamentária” com NC e formulário AENC, devidamente preenchido e assinado. O SEOR faz o detalhamento para a natureza de despesa solicitada (caso a NC não venha na ND desejada) e envia o crédito para a unidade de destino por meio de NC, caso seja descentralizada ou outro órgão. Se a unidade de destino for centralizada, o SEOR faz apenas a ND. Ao final, o SEOR anexa a NC ou a ND no processo e o envia de volta para ciência da unidade demandante.

Quando AENC não estiver corretamente instruída ou quando não houver crédito orçamentário disponível para a unidade (no caso das centralizadas), o processo será devolvido.

 

7.7.1.5 Remanejar crédito orçamentário

A unidade requisitante envia a NC e o e-mail solicitando o remanejamento de natureza de despesa. O SEOR consulta a NC de origem, emite uma ND com o remanejamento solicitado e em seguida emite uma NC de retorno do crédito.

 

7.7.1.6 Bloquear crédito 

A COGEPLAN envia e-mail solicitando bloqueio de crédito, informando valor, PTRES, fonte, para atender necessidades da Fiocruz como prevê portaria anual de movimentação de crédito publicada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento. O SEOR realiza o bloqueio no Siafi e comunica via e-mail à Cogeplan.

 

7.7.1.7 Desbloquear saldo de empenho de Restos a Pagar não Processados

A unidade centralizada que recebe crédito de outros órgãos que não são do Ministério da Saúde, podem ter os saldos de empenhos, que não são liquidados, cancelados automaticamente pela Secretaria de Orçamento e Finança do Ministério do Planejamento e Orçamento se decorrido o tempo limite previamente estipulado pelo governo. Mas se a unidade ainda for utilizar o saldo de empenho, respeitando o prazo, poderá solicitar o desbloqueio, enviando e-mail para o SEOR. O SEOR acessa o Siafi, faz o desbloqueio e informa à unidade. 

 

7.7.1.8 Devolver crédito disponível (TED)

Ao final do exercício, havendo saldo disponível nos recursos recebidos, o analista orçamentário deve acessar o sistema SIAFI, consultar conta de crédito disponível e devolver os saldos orçamentários não utilizados no encerramento de exercício às unidades gestoras concedentes.

 

7.7.2 A Seção de Execução Orçamentária (SEXEC)

7.7.2.1 Analisar processo e folha de pagamento

Após receber o processo SEI, o SEOR deve verificar se o processo (independentemente da modalidade de licitação) está devidamente instruído em relação às informações orçamentárias e presença de documentos no processos devidamente assinados, como, por exemplo, a AEM (Autorização para Emissão de Empenho) ou OF (Ordem de Fornecimento).

Após é verificado se a UGR possui disponibilidade de crédito/limite, faz o detalhamento orçamentário no Siafi e autoriza o empenho. No caso de inconsistência nesta fase, o processo é devolvido para a unidade demandante.

Nos casos de folha de pagamento de servidor (inclui pensionistas e aposentados, benefícios), programa de residência e estagiários, o SECON/COGEAD/DEFIN informa o valor, via planilha física, e solicita empenho para as respectivas despesas. O SEOR confere se o valor a ser empenhado já possui saldo de empenho. No caso de pagamento de servidor (inclui pensionistas e aposentados, benefícios), o SEOR encaminha para empenho imediatamente após análise. No caso de programa de residência e estagiários, no caso de inexistência de saldo de empenho, o SEOR solicita orçamento para as unidades responsáveis pela despesa e emite os empenhos após chegada do crédito. Valores de pagamento da folha de bolsista são enviados pela COGEPE, por e-mail e o SEOR também consulta se a UGR possui orçamento para o devido empenho.   

 

7.7.2.2 Emitir Empenho

O profissional da execução orçamentária faz uma segunda análise documental no processo SEI, como, verificando o contrato, se há reconhecimento de passivo (PA), correta base legal e subelemento de despesa, e realizar o empenho no sistema ComprasNet ou no SIAFI Web (folha de pagamento e diárias ou processos com reconhecimento de dívida).

Em seguida, confere a exatidão dos empenhos emitidos, aguarda a rotina de assinatura dos empenhos pelo ordenador de despesa e gestor financeiro, anexa ao processo e devolve para a unidade demandante.

No caso de empenho de passagens, diárias e seguro-viagem, o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) deverá ser imediatamente atualizado com os empenhos gerados.

Nos casos de convênio de despesas, o analista orçamentário deve detalhar o orçamento no Siafi, acessar o Sistema de Convênios (SICONV) e emitir a nota de empenho.

 

7.8 Matriz de correlação das atividades

 

      Tabela I – Matriz de correlação das atividades

Atividade

Padrão de execução correspondente

Disponibilizar informações orçamentárias

POP 020003100/001 - Emissão de empenho; RMP 020003110/001 - Disponibilizar Crédito Orçamentário (LOA)

Descentralizar recursos LOA, incluindo emenda parlamentar

RMP 020003110/001 - Disponibilizar Crédito Orçamentário (LOA); RMP 020003100/002 - Executar e Descentralizar Recursos de Receita 49/81

Identificar e descentralizar os recursos orçamentários de outros órgãos - TED

RMP 020003110/002 - Descentralizar Crédito Orçamentário (TED)

Descentralizar/repassar o orçamento entre as unidades e das unidades para outros órgãos

RMP 020003110/001 - Disponibilizar Crédito Orçamentário (LOA)

Remanejar crédito orçamentário

RMP 020003110/001 - Disponibilizar Crédito Orçamentário (LOA)

Bloquear crédito

Documento em elaboração

Desbloquear saldo de empenho de Restos a Pagar não processados

RMP 020003100/003 - Desbloquear Saldos de empenho de Restos a Pagar não processados

Devolver crédito disponível (TED)

RMP 020003110/002 - Descentralizar Crédito Orçamentário (TED)

Analisar processo e folha de pagamento de pessoal

POP 020003100/001 - Emissão de empenho

Emitir empenho

POP 020003100/001 - Emissão de empenho

 

 

7.9 Indicadores de desempenho

Os indicativos de orçamento são medidos e disponibilizados no Painel Fiocruz Transparente, são eles:

 

7.10 Sistemas

SEI – Sistema Eletrônico de Informações;

SIAFI/SIAFI WEB – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal;

CompraNet Contratos - Uma ferramenta do governo federal que automatiza os processos de gestão contratual e conecta servidores públicos responsáveis pela execução e fiscalização de contratos, tornando informações disponíveis a qualquer momento e melhorando as condições de gestão e relacionamento com fornecedores;

Painel Fiocruz Transparente – Ferramenta customizada pela Fiocruz, disponível para toda a comunidade, com as informações orçamentárias da instituição;

SCDP – Sistema de Concessão de Diárias e Passagens

SICONV – Sistemas de Convênios.

 

8 Registros

Tabela II - Registros

Identificação

Armazenamento

Proteção

Recuperação

Código de classificação

Tempo de retenção

Disposição

Autorização para Emissão de Notas de Crédito – AENC

Sistema Eletrônico de Informações - SEI

Login e Senha

Número do Processo

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação.

Nota de Dotação - ND

Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI

Login e Senha

Número

Não Aplicável

Não Aplicável

Não Aplicável

Nota de Crédito- NC

Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI

Login e Senha

Número

Não Aplicável

Não Aplicável

Não Aplicável

Nota de Empenho de Processo

Processo / Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI

Login e Senha

Número

Não Aplicável

Não Aplicável

Não Aplicável

Nota de Empenho de Bolsista

Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI/WEB

Login e Senha

Número

Não Aplicável

Não Aplicável

Não Aplicável

 

9 Anexos

Não Aplicável.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Claudia Domingues da Silva, Analista de Gestão em Saúde, em 18/07/2023, às 15:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ROGERIO KANZA LOPES, Prestador de Serviço - CPF: 060.924.007-23, em 18/07/2023, às 15:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARIA DE LOURDES FERRAZ HELEODORO, Chefe do Departamento Econômico e Financeiro, em 19/07/2023, às 13:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por FLAVIA SILVA, Coordenador(ª) Geral de Administração, em 20/07/2023, às 16:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2642555 e o código CRC 144A4F92.



Após a impressão a cópia deste documento passa a ser considerada como "Cópia não Controlada".  

Referência: Processo nº 25380.001804/2021-62 SEI nº 2642555